São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

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CINEMA/ESTRÉIA

"DOCE LAR"

Perua sem noção por perua neurótica, melhor pular o filme

DE NOVA YORK

"Doce Lar", comédia romântica que estréia hoje no Brasil, é o negativo de "Legalmente Loira", apesar de ambos terem pelo menos um ponto em comum: Reese Witherspoon no papel principal, a feinha e competente que é a nova poderosa de Hollywood. US$ 15 mi por filme.
No de hoje, ela é a menina esperta da cidade grande que descobre que a verdadeira felicidade está em suas raízes interioranas. Naquele, ela era a peruinha superficial da Califórnia que descobria que a felicidade verdadeira estava no mundo intelectual da escola de direito de Harvard.
Nenhum dos dois é muito bom (ou chega aos pés de "Patricinhas de Beverly Hills", que ambos copiam), mas este é ainda pior. É que, superficial por superficial, pelo menos "Legalmente Loira" era divertido; "Doce Lar", nem isso. Afinal, acompanhar uma perua loira e sem noção é sempre mais engraçado do que acompanhar uma loira neurótica e competitiva. E não me peça para dar exemplos na vida real.
Aqui, Reese interpreta a estilista Melanie, que acaba de fazer seu primeiro desfile na Semana de Moda de Nova York. Na sequência, o filho (Patric Dempsey) da prefeita da cidade (Candice Bergen) fecha a sede da Tiffany's para lhe propor noivado.
Está tudo dando certo, exceto por um pequeno problema: Melanie ainda é legalmente casada com seu primeiro namorado, o fracassado Jake (o ator Josh Lucas, péssimo, uma mistura de Matthew McConaughey com o Coringa, do Batman), que vive numa cidadezinha do Alabama.
É do imbróglio entre o futuro ex-marido e o futuro marido que se desenrola a trama. Falando sério: desde "Harry e Sally" (1989), Hollywood não fez uma boa comédia romântica. Não é agora que vai mudar a tradição.
Salvam-se os pais caipirões da menina, interpretados com graça por Fred Ward e Mary Kay Place, e a música-tema, "Sweet Home Alabama", cujo nome foi roubado para o título original e que é o "hino nacional" do Estado, segundo o Lynyrd Skynyrd.
O pior é que Reese Witherspoon não parecia ser essa completa imbecil que vem demonstrando a cada nova escolha. Ela estourou no trio de bons filmes "Eleição", "American Psycho" e "A Vida em Preto e Branco". Desde então, é só ladeira abaixo. (SÉRGIO DÁVILA)

Doce Lar
Sweet Home Alabama



 
Produção: EUA, 2002
Direção: Andy Tennant
Com: Reese Witherspoon, Candice Bergen, Fred Ward
Quando: a partir de hoje, nos cines Anália Franco 6, Eldorado 2 e circuito



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