UOL


São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Invasão "bárbara"

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Acabou a "cortina de fumaça" em torno da nova unidade da Fnac no Brasil, que especulava-se erroneamente ser a maior das Américas etc. A rede abre sua 101ª loja no mundo daqui a menos de 15 dias na avenida Paulista, em frente ao edifício da Gazeta, com 120 mil títulos de livros, 4.500 metros quadrados divididos em dois andares e um evento "Madonna".
Assim como a popstar, recém transformada em escritora infantil, será com lançamento do livro-CD para petizes "O Poeta Aprendiz", de Adriana Calcanhoto (inspirada em canção de Vinicius e Toquinho), o primeiro sábado da loja.
A cadeia francesa, por meio de seus diretores d'além-mar, afirma que a unidade Paulista, a quarta dela nos tristes trópicos, será a mais moderna do mundo, e modelo do que a rede deve usar daqui por diante.
As novidades high tech, claro, são prioridade nas áreas de venda de computadores, celulares e outros aparelhos com on e off. Aos livros restou uma nova sinalização gráfica.

FÊNIX
A outrora influente revista "Encontros com a Civilização Brasileira", estrela das discussões políticas no final dos anos 70, vai voltar. Cristina Oldemburg, produtora cultural que toca a ressurreição, diz que a publicação agora será temática -cada número tratará de apenas um tema. Reforma agrária deve ser um dos primeiros.

VAI PRO TRONO
O poeta e tradutor Ivan Junqueira deve assumir no próximo dia 19 a presidência da Academia Brasileira de Letras, hoje com Alberto da Costa e Silva.

AVIS RARA
Odradek é o esquisito nome de uma nova editora, que estréia lançando antologia do poeta português Alberto Pimenta, "A Encomenda do Silêncio" (livro feito no esquema "vaquinha"), em debate entre João Alexandre Barbosa, Glauco Mattoso e Pádua Fernandes, terça, no Centro Maria Antonia (0/xx/11/3255-7188).

SAARA
O poeta Ulisses Tavares foi fazer palestra na grandiosa 1ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos de São Paulo, em cartaz no Ibirapuera, e voltou indignado. "Não havia um único bebedouro no local!", protestou aos quatro ventos.

JÁ NAS BANCAS
Nem bem lançou a revista "Nossa História", primeira incursão da Biblioteca Nacional nas bancas, e Pedro Corrêa do Lago já toca um projeto gêmeo. O alvo agora do presidente da BN é uma revista de qualidade sobre literatura brasileira.

SÓ NO SAPATINHO
O evento de contraternização que a Câmara Brasileira do Livro fará no próximo dia 15 tem uma "avis rara" como "convidado especial": o dançarino Carlinhos de Jesus.

ESFIRRA
Deu na Al Jazeera: o livro "Os Sertões" é um sucesso. A rede de TV árabe fez esta semana ampla reportagem em seu site sobre o clássico de Euclydes da Cunha. O livro foi apresentado como "uma verdadeira história de total aniquilação de um dos primeiros experimentos mundiais de socialismo". O texto destaca a montagem de Zé Celso, entrevistado pela Al Jazeera, sobre a obra.


elek@folhasp.com.br


 SEGUNDA A coleção Lê Prosa (Ateliê/eraOdito editOra) tem nova fornada no Canto Madalena (0/xx/11/3813-6814): "Diana Caçadora & Tango Fantasma", de Márcia Denser, e "Adorável Criatura Frankenstein", de Ademir Assunção0 SEGUNDA As colunistas da Folha Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso assinam "Manual para Moças em Fúria" (Record), na galeria Vermelho (0/xx/11/ 3257-2033)0 TERÇA A livraria Boa Vista começa projeto de encontro filosófico com os uspianos Maria das Graças de Souza, Franklin de Matos e Milton Meira 0 QUARTA "Aqui Dentro/Páginas de uma Memória: Carandiru", organizado por Maureen Bisilliat, tem lançamento na Cultura0 QUARTAJoão Alexandre Barbosa, Júlio Pimentel Pinto, Márcio Seligmann-Silva, Viviana Bosi e Manuel da Costa Pinto debatem na Cultura-V.Lobos (0/ xx/11/3024-3599)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.