São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomb the Bass celebra dance music em festival

Inglês é uma das atrações do Nokia Trends, que acontece hoje no Cine Marrocos

Evento em São Paulo terá, entre outros, a cantora americana Kid Sister, a dupla N.A.S.A. e mostra de arte multimídia e de fotografia


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"Everybody in the street/ Get, get, get, a-get/ Get down to the crazy beat." Alguns dos versos mais cantados da dance music serão tocados ao vivo hoje em São Paulo. O inglês Bomb the Bass, nome de guerra do inglês Tim Simenon, faz sua primeira apresentação por aqui, no festival Nokia Trends.
Trilha do extinto programa de TV "Clip Trip", "Beat Dis" (a faixa dos versos acima) tomou rádios e pistas no final dos anos 1980. Trazia uma espécie de colagens de sons e batidas que ajudaram a massificar a dance music nos anos seguintes.
Além de "Beat Dis", o show do Bomb the Bass terá outras faixas clássicas, como "Megablast", além de músicas do último disco do inglês, "Future Chaos", lançado na Europa há pouco. No Nokia Trends, veremos um show, e não um DJ set ou live PA. Simenon explica:
"No palco, sou acompanhado por dois DJs/VJs e um vocalista. É um show completo".
Apesar do sucesso no final dos anos 1980, o nome Bomb the Bass foi pouco ouvido nos últimos tempos. Mas Simenon manteve-se atualizado com o que acontece na música eletrônica e no pop em geral -"Future Chaos" traz uma faixa que tem vocal de Mark Lanegan (ex-Screaming Trees); e ele está compondo com o elogiado produtor paulista Gui Boratto.
"Tive uma idéia de beats para uma faixa e mandei para o Mark. Ele gostou da instrumentação e disse que gostaria de fazer o vocal", ele conta, sobre a colaboração com o americano. "E mandei algumas faixas para o Gui e ele está trabalhando em cima. Vamos nos encontrar e tomara que saia algo."
Quando o Bomb the Bass apareceu, a dance music ainda não estava ramificada em milhões de gêneros e subgêneros. Com seu novo disco, ele tenta resgatar aquele espírito: "Não quero que minhas músicas sejam colocadas em nenhum subgênero. Esse era o meu principal objetivo com esse disco".
Além de Bomb the Bass, a parte musical do Nokia Trends terá a dupla N.A.S.A. (do brasileiro Zegon e do americano Squeak E. Clean) e o duo paulistano Roots Rock Revolution, entre outros. Uma atração que vale destaque é a vocalista americana Kid Sister.
Saída de Chicago, Sister (ou Melisa Young) joga seus vocais em cima de bases que vão do hip hop ao pop ao electro.
"Não sou rapper. Minhas músicas têm hip hop, mas também pop e, claro, dance music", diz. "Eu venho de Chicago! Claro que adoro house. Em Chicago, até o cara mais drogado, com o coração mais duro do mundo, adora house music. É como a Jamaica e o reggae."
Além das apresentações pop, o festival terá ainda uma mostra de arte multimídia e exposição de trabalhos do coletivo fotográfico Cia de Foto.


Texto Anterior: Crítica/artes plásticas: Crítico narra cotidiano artístico de NY
Próximo Texto: Juliette Binoche e Patrice Chéreau vêm ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.