São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Filho do "rei", Dudu Braga estréia na Cultura

Deficiente visual, ele apresentará programa com audiodescrição para cegos

"Vida em Movimento", sobre atividades físicas para deficientes, será exibido em oito sábados; conteúdo foi gravado pelo Sesi


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dudu Braga se tornou cego aos 22 anos. Filho do "rei" Roberto Carlos, desde então, adotou, em relação à deficiência física, uma posição bem diferente da do pai, que perdeu uma perna na infância. Ele fala abertamente a respeito do fato de não enxergar e hoje estréia como apresentador de um programa de televisão sobre atividades físicas para deficientes. "Sou de uma geração que fala sobre tudo de maneira aberta.
Além disso, a visão das pessoas mudou. Antes, o deficiente era visto como escória, falava-se "aleijado", e quem tinha deficiência escondia. Hoje existe um respeito maior. Costumo dizer que o deficiente é interessante até para o marqueteiro, porque tem um diferencial."
Produtor musical e apresentador de um programa de rádio, Dudu comandará na Cultura o "Vida em Movimento", durante oito sábados. Fará na vida real o que já experimentou na ficção.
Em 2005, foi convidado por Glória Perez para apresentar um programa dentro da novela "América", que fez merchandising social da deficiência visual, com o personagem de Marcos Frota (Jatobá). A atração fictícia se chamou "É Preciso Saber Viver", como o clássico do pai.
Dudu, que faz 40 anos em dezembro, conta ter apresentado o projeto de um programa como o mesmo nome para a Cultura, que resolveu antes exibir "Vida em Movimento", uma série de DVDs já gravada pelo Sesi. "Será uma experiência. Se der certo, podemos entrar na programação em 2009."
Além do próprio tema, outra novidade do programa é usar a audiodescrição, narração que descreve cenas para cegos.
Dudu diz que a ferramenta é "essencial para deficiente visual que não é casado". "Em casa, minha mulher faz a descrição para mim." Ele explica ser possível acompanhar alguns programas, especialmente os de humor, mais falados, mas que há obras inviáveis. "Filme europeu não dá. Iraniano, então, nem pensar", diz Dudu, bem-humorado.


VIDA EM MOVIMENTO
Quando:
hoje, às 10h
Onde: TV Cultura
Classificação: livre



Texto Anterior: Juliette Binoche e Patrice Chéreau vêm ao Brasil
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.