São Paulo, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Brasil inunda nova área

da Reportagem Local

Assim como em 1982, quando as Sete Quedas, em Guaíra (PR), foram submersas pela usina de Itaipu, o Brasil, no início de 2000, perderá mais uma atração turística devido à conclusão de uma usina: a hidroelétrica de Itá, no rio Uruguai, que inundará áreas de 11 cidades de SC e RS.
Além de dezenas de casas, escolas e igrejas da cidade de Itá, a usina fará desaparecer o estreito Augusto Cezar, em Marcelino Ramos (RS), faixa de 8 km em que o rio Uruguai se estreita até cerca de oito metros. Os cerca de 2.500 habitantes da cidade já foram removidos para a nova Itá.
O Brasil tem desde 91 uma organização que luta pelos direitos de pessoas cujas vidas foram alterada pelas usinas: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que estima em 2 milhões o número de pessoas em tal situação no país nos últimos 30 anos.


Texto Anterior: China e Índia têm megaprojetos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.