São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV "perde" 320 mil telespectadores em 2001

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Apesar de crescer 42% no Ibope do horário nobre de janeiro à primeira quinzena de dezembro deste ano, o SBT deve fechar 2001 com a mesma audiência média anual que registrou em 2000, que por sua vez foi inferior à de 1999.
Segundo dados do Ibope, o SBT teve em janeiro 12 pontos de média no horário das 18h às 24h. Em dezembro, chegou a 17 pontos. Mas a média do ano até novembro foi de 14 pontos, a mesma de 2000, porém 2 pontos a menos do que em 99 -quando o "Programa do Ratinho" ainda era um fenômeno de audiência.
A rigor, o SBT recuperou com novelas mexicanas e com "Casa dos Artistas" parte do ibope que perdeu ao longo de 2000. Fechou o ano em alta. Já a TV Globo caiu 4 pontos e registrou de janeiro a novembro média de 29, 12% a menos do que teve durante 2000 no horário nobre (33).
A Record também caiu -de 7 pontos em média em 2000 para 6 neste ano. A Band manteve os mesmos 3 pontos e a Rede TV! cresceu de 2 para 3.
Os 4 pontos (cerca de 320 mil telespectadores na Grande SP) que a Globo perdeu a grosso modo sumiram (não migraram totalmente para a concorrência). Isso tem duas explicações: metade dos pontos desapareceu com o aperfeiçoamento da medição de audiência pelo Ibope; a outra metade ficou com o racionamento de energia elétrica, que reduziu o número de TVs ligadas em 5%.

OUTRO CANAL

Chave 1
Silvio Santos volta a dar expediente no SBT já na próxima quarta, depois de apenas uma semana e meia de folga. É quando decide se a segunda edição de "Casa dos Artistas" estréia no dia 6.

Chave 2
A grade de programação do SBT, distribuída na quinta à imprensa, não esclarece nada sobre a volta de "Casa dos Artistas". Traz apenas o de sempre: das 12h às 23h30 do dia 6, "Programa Silvio Santos".

Consolo
Os 38 pontos no Ibope do último episódio de "No Limite", a menor média da final das três edições, não foram assim tão ruins. O "share" (participação do programa entre o total de TVs ligadas) foi de 70%, mais do que a final do segundo "No Limite", que deu 41 pontos (69%). Explicação: Natal, menos TVs ligadas.

Visual
Aquele aplique que parece peruca de Murilo Benício em "O Clone" vai desaparecer nas cenas em que ele interpretará Leandro. O clone, que deve entrar no ar dia 15, terá cabelos curtos.

Oficial
Manchete de ontem do site da Xuxa: a Nokia arrumou um jeito de fazer o celular da apresentadora tocar "Ilariê" toda vez que recebe chamada. Agora só falta aparecerem uns duendes no visor.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Tchau macacada! Feliz virada e boas entradas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.