São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

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Última Moda

@ - Alcino Leite Neto

A invasão francesa

Franceses trocam Paris por São Paulo e trazem grifes européias ao Brasil

Duas grifes francesas abriram filiais na alameda Lorena, nos Jardins, nos últimos meses deste ano. As lojas ficam a poucos passos uma da outra e são comandadas por dois diferentes casais que trocaram as delícias de Paris pela vida turbulenta de São Paulo.
Os franceses Marike e Michael Magnin inauguraram em novembro, no número 1.908 da Lorena, a filial da grife infantil de luxo Bonpoint. O francês Sébastien Orth e a paulistana Karina Mota escolheram o número 1.989 da mesma rua para instalar, em outubro, a Surface to Air, uma das marcas jovens mais descoladas da França.
Os dois casais, que mal se conhecem, mudaram neste ano para São Paulo. Marike, formada em marketing e especializada em história da arte, conta que chegou com "uma mala, o marido e a filha de três anos".
Seu marido era produtor da rede de televisão TF1 e, em Paris, o casal morava perto do Palais Royal. Hoje, ocupa um apartamento na Oscar Freire, freqüenta o clube Paulistano e passa finais de semana na casa que comprou no litoral norte.
"O Brasil é ótimo para crianças, como a minha filha, por causa do sol", diz Marike, 40, com um português quase perfeito, que adquiriu após várias viagens ao país -sua mãe mora aqui há 30 anos. "Não me sinto numa terra estrangeira. São Paulo hoje é uma cidade internacional, luxuosa e moderna."
Por isso mesmo, ao decidir mudar-se para o Brasil, Marike resolveu bancar a idéia de abrir uma Bonpoint paulistana. "Provamos à matriz que a cidade tinha um forte poder de compra e que iria gostar do estilo casual-chique da grife", conta. A Bonpoint não pestanejou, empenhada que está num projeto de expansão mundial.
Exceto a lentidão da alfândega, Marike não tem ainda o que reclamar dos negócios à brasileira. E já se acostumou até com a venda à prestação, que não é comum na França. "Já sei que, aqui, até os clientes ricos gostam de parcelar", observa.
Sébastien, 26, e Karina, 26, se conheceram em 2000, na Sorbone 6, onde estudavam comunicação e relações públicas. Durante o namoro, ele veio duas vezes ao Brasil e espantou-se ao encontrar uma terra bem diferente dos clichês que tinha na cabeça. "É um país jovem, com mais liberdade e receptivo às novas culturas. Fiquei apaixonado", conta Sébastien, que nasceu na Córsega, ilha que faz parte da França.
Em 2005, eles começaram a planejar sua mudança para São Paulo. Karina era da equipe do estilista Martin Margiela e fazia frilas para a Surface to Air, onde Sébastien trabalhava. Foi o próprio diretor da Surface, Jéremy Rozan, quem sugeriu que criassem uma filial da grife.
A Surface francesa entrou com 70% do capital, e já mandou seis pessoas a São Paulo para acompanhar o lançamento da loja. "Agora, a equipe inteira de Paris está querendo vir morar aqui", conta Karina. "Em São Paulo, temos o melhor da vida moderna e, a poucas horas da cidade, a praia", exclama Sebastien, em português escorreito, que diz ter aprendido durante as obras da loja.
Para ele, o mercado brasileiro é mais aberto a novos negócios que o europeu. "Para quem está começando, Paris não é fácil, é um ambiente de muita competição", diz. E, por enquanto, Sébastien só tem uma coisa a reclamar dos brasileiros: "Eles são felizes demais".

Bonpoint

Luxo para crianças

A Bonpoint está para as crianças como a Dior ou a Hermès estão para os adultos. É uma das marcas exclusivamente infantis mais prestigiadas pelas mamães ricas e famosas, como a diretora Sofia Coppola e a atriz Gwyneth Paltrow. A grife também costuma fazer alta-costura para filhos da nobreza européia.
A primeira loja da Bonpoint foi inaugurada em Paris em 1975. Hoje, são mais de 40 no mundo -a principal fica num palacete na rue Tournon, em Saint-Germain-des-Près. As coleções seguem as tendências das grandes maisons, mas adaptadas ao estilo da grife, com sua imagem muito lírica e parisiense da infância. "É um estilo atemporal, que mescla o aristocrático e o casual, o clássico e o moderno", define Marike Magnin.
A loja em SP -desenhada pela Tryptique, sociedade de arquitetos franceses que atuam em São Paulo- é a primeira da grife na América Latina. Além das roupas, a loja importa da França brinquedos e acessórios, inclusive para bebês. Os preços chegam a se equiparar aos das roupas de adultos -de R$ 350 a R$ 750 por um vestidinho, por exemplo.


Bonpoint: alameda Lorena, 1.908

Surface to air

Uma grife em ascensão

Criada em 2000 em Paris, a Surface to Air é uma das grifes jovens em ascensão na indústria da moda. Começou como um coletivo de criação, produzindo roupas masculinas. Desde 2002, suas coleções passaram a ser desenhadas pelo canadense Nicolas Andreas, que trabalhou com Hedi Slimane na Dior Homme.
Foi a brasileira Karina Mota quem idealizou as primeiras roupas femininas da grife. A central parisiense, que elaborou as peças, acabou gostando da idéia de criar também para as garotas, e hoje as roupas para mulheres representam quase 40% da produção da marca. "A Surface to Air busca fazer um mix entre o streetwear e a sofisticação", diz Karina.
A loja brasileira funciona como multimarcas. Além das roupas da Surface -todas importadas-, vende peças exclusivas desenvolvidas por estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch e Lorenzo Merlino. "Reunimos grifes que têm uma história forte no Brasil e refletem a cultura do país", diz Sébastien Orth. A loja em São Paulo tem também um bistrô na entrada e promove exposições de fotos e de arte multimídia.


Surface to Air: alameda Lorena, 1.989

Depeyre muda para loja maior
Antes de Marike e Sébastien, há seis anos, o francês Julien Depeyre, 28, desembarcou em São Paulo para fazer moda e acabou ficando. "Vim para o Brasil porque precisava de uma oportunidade de trabalho. Achei que encontraria um país miserável. Fiquei surpreso ao ver que existia um circuito de moda", conta.
Hoje, ele e sua mulher, a brasileira Melissa, comandam a marca Depeyre e a loja hype Oui -que em 2007 vai se mudar para um espaço maior, na rua Cristiano Viana. "O Brasil agora é um destino atraente até para marcas e estilistas já estabelecidos no mercado mundial", diz Julien.

Oui: r. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 415

MIX CULTURAL
A miscigenação de povos e culturas no Brasil será o tema da próxima edição do Fashion Rio, que acontece entre 14 e 19 de janeiro, na Marina da Glória. A decoração do espaço será assinada por Muti Randolph.

CAMISARIA DE LUXO
A multimarcas de luxo Avec, que funciona no shopping Leblon, será a primeira loja no Brasil a vender as peças da grife Anne Fontaine, especializada em camisas brancas. No dia 5, a própria Anne chega ao Rio para conferir o lançamento.

POP FASHION
O museu Victoria & Albert, em Londres, receberá, em fevereiro, uma mostra fashion com fotos e figurinos usados pela cantora Kylie Minogue, que é considerada um dos grandes ícones de estilo da música pop.

HYPE POLÊMICO
As roupas da grife De Puta Madre, que foi criada numa prisão em Barcelona por dois condenados por narcotráfico, chegaram à loja multimarcas Tua (r. Melo Alves, 496). As peças mais disputadas são as camisetas com frases polêmicas.


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