São Paulo, terça, 29 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum traz talento de 2Pac

especial para a Folha

Tupac Amaru Shakur morreu crivado de bala em 96 após assistir a uma luta de Tyson. O assassinato ainda não tem autoria esclarecida. Sua morte e a prisão de Suge Knight, chefe de sua gravadora, a Death Row, desarticularam o G-funk de Los Angeles. Em apenas dois anos, o cenário mudou. A disputa Leste-Oeste deu lugar a uma distribuição do rap pelos EUA.
O preâmbulo serve de guia para quem só agora chega a 2Pac, um dos mais talentosos rappers do gênero, por meio deste "Greatest Hits", a compilação dupla lançada nos EUA. Clássicos de seus seis discos e quatro inéditas dão excelente mostra de quem foi 2Pac.
Num procedimento ampliado mais tarde, ele lançava-se sem piedade sobre material alheio. A diferença é que dificilmente fazia crossing over com a música "branca".
2Pac valorizava o discurso gangsta e protagonizou baixarias. Mas são poucos no gênero os que conseguiram produzir discos tão deliciosamente dançantes. (PV)
²
Disco: Greatest Hits
Artista: 2Pac
Lançamento: Amaru/Death Row
Onde encomendar: Florida Laser e Truck's



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.