São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Exposição chega ao décimo ano e ganha retrospectiva

Pirelli/Masp volta seus olhos para o passado

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Será inaugurada amanhã, no Masp, a exposição Pirelli/Masp, que este ano chega à décima edição, com 62 imagens de 18 autores. A coleção reúne 165 fotógrafos e 600 trabalhos, mostrando um panorama da fotografia contemporânea brasileira.
O evento também fará uma retrospectiva entre 1991 e 2000, apresentando cerca de 200 fotos.
Desde o início da coleção, a comissão que elege as obras teve por princípio procurar um diálogo entre as várias gerações de fotógrafos. Quis ainda valorizar a linguagem e os processos usados na produção fotográfica.
Dessa forma, na coleção 2001 será possível ver trabalhos da década de 40, realizados por Gaspar Gasparian (1899-1966), que participou do Foto Clube Bandeirante, movimento fotográfico que contribuiu para mudar os arquétipos pictóricos da foto, originando conceitos baseados sobretudo na estrutura das composições.
As obras de Chris Bierrenbach refazem processos de impressão usados no século 19, como papel salgado e goma bicromatada. O redescobrimento desses processos tem inspirado muitos fotógrafos e, no caso de Bierrenbach, a linguagem plástica conserva as referências fotográficas.
A fotógrafa gaúcha Avani Stein apresenta imagens pintadas manualmente com vários tipos de tinta, indicando outra tendência, a de recobrar o método da pintura usado no final do século 19.

Vocação documental
Um dos destaques da coletiva são os registros que se transformaram em documentos de fatos e situações, apontando a vocação para a foto documental dos profissionais brasileiros.
O repórter fotográfico Penna Prearo comprova a vocação com a foto dos andarilhos. Em outubro de 1991, a imagem ilustrou um artigo na Folha sobre os 13,5 milhões de andarilhos de São Paulo na época: eles caminhavam a pé de casa para o trabalho por falta de dinheiro para pagar o transporte.
As imagens do Nordeste de Christian Cravo também são documentos e foram motivos de prêmios, exposições e do livro "Irridentos". Elas mostram a religião como força da sobrevivência das pessoas da região.
Entre os expositores, ainda estão Marcelo Buainain, Edouard Fraipont, Pedro Lobo e Marcos Magaldi.


Exposição: Coleção Masp/Pirelli de Fotografia 2001 e retrospectiva 1991-2000
Quando: amanhã, às 19h (só para convidados); de ter. a dom., das 11h às 18h; até 25 de março
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/251-5644)
Quanto: de R$ 5 a R$ 10; grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos; agenda para escolas públicas e particulares




Texto Anterior: Download: Segredo! Ih, não é mais!
Próximo Texto: Projeto cria acervo especializado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.