São Paulo, sexta, 30 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Estréia 'Como Ser Solteiro', filme do verão

Divulgação
Cássia Linhares em cena de "Como Ser Solteiro"


CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

O filme do verão carioca estréia hoje na cidade -e em outras 11 capitais do Norte e Nordeste do país. "Como Ser Solteiro", longa-metragem de estréia da diretora Rosane Svartman, 28, mostra um Rio alegre, cheio de gente bonita e bronzeada, que circula pelos "points" da cidade em busca do (a) parceiro (a) ideal.
"Como Ser Solteiro" é um filme de diálogos rápidos e frases curtas que retrata o "drama" de quatro cariocas em busca de companhia -e, em alguns casos, em busca da maior quantidade possível de companhia.
Entre passeios de bicicleta pela orla da Lagoa, idas à praia no Posto 9 (Ipanema) e caminhadas pela Urca, as histórias de Ricardo (Heitor Martinez Mello), Julia (Cássia Linhares), Mônica (Rosana Garcia) e Cláudio (Ernesto Piccolo) se interligam.
Cláudio é um desajeitado com as mulheres que busca conselhos com o amigo Ricardo -o estereótipo do garotão de praia carioca, que passa a vida de calção exibindo o torso esculpido em sessões de ginástica e levando o maior número possível de garotas para seu apartamento.
Ricardo namora Julia, que divide um apartamento com a amiga Mônica -que, por sua vez, se apaixona por Cláudio.
Participações especiais
A partir daí, Svartman cria uma série de situações cômicas e apresenta um desfile de atores e personalidades da cidade em participações especiais.
O ator Marcos Palmeira é um deles. Ele interpreta um ex-namorado de Mônica que assume ser gay depois de uma temporada em Nova York. Palmeira participa de poucas cenas, mas de forma marcante.
Nas várias pré-estréias que aconteceram na semana passada, no Rio, a interpretação do ator foi aplaudida na cena em que finge ser o namorado de Mônica para pôr ciúmes em Cláudio.
Outras participações interessantes: Cláudia Jimenez como a delegada que interroga o vizinho de Julia, acusado de assédio sexual, Lilia Cabral como a psicanalista de Cláudio, Pedro Bial como o mediador de um debate televisivo entre os personagens Julia e Ricardo, Duda Mamberti como o executivo paulista que pede ajuda a Ricardo para aprender a ser um solteiro carioca.
As participações são tantas que o filme acaba virando um jogo. Em uma cena, os componentes do grupo Planet Hemp surgem como pedreiros trabalhando na reforma de um apartamento.
Logo depois, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) pedala pela ciclovia da orla.
O diretor Gerald Thomas, os humoristas Bussunda e Hubert, os atletas Robson Caetano, Luiza Parente e Isabel Salgado, o cantor Tony Garrido e muitos outros também estão no filme.
As participações especiais foram uma maneira de contornar o problema da escassez dos recursos.
"Não tínhamos orçamento para contratar um elenco estelar, então programamos participações especiais curtas, que não tomavam mais do que um dia de filmagem dos artistas", explica Clélia Bessa, produtora-executiva do filme.

Filme: Como Ser Solteiro Direção: Rosane Svartman Com: Heitor Martinez Mello, Ernesto Piccolo, Cássia Linhares e Rosana Garcia Participações especiais: Marcos Palmeira, Cláudia Jimenez, Duda Mamberti, Evandro Mesquita, Hubert, Lilia Cabral, Pedro Bial, Robson Caetano e Sílvia Buarque Quando: estréia hoje


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.