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CRÍTICA/ "LILI MARLENE"
Fassbinder desvenda meandros
da alma alemã sob o nazismo
CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA
Nascido em meio às ruínas
do Terceiro Reich, o alemão
Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) consagrou-se grande artista
ao reinterpretar, com seus filmes,
a história da Alemanha. Sob inspiração de Balzac, cuja "Comédia
Humana" consiste de cenas de facetas humanas e desumanas da
ascensão da burguesia após a Revolução Francesa, Fassbinder
usou o cinema para investigar e
expor as fraturas da alma alemã
no século 20.
Encontram-se sinais desse projeto em toda a sua extensa obra,
mas a intenção torna-se explícita
a partir de "O Casamento de Maria Braun", filme que tornou o diretor alemão conhecido além de
um pequeno círculo de iniciados.
E alcança máxima visibilidade
com "Lili Marlene", que contou
com um orçamento milionário
(para os padrões da época) e projetou internacionalmente o nome
do cineasta.
Com a linguagem do melodrama, gênero do qual Fassbinder
herdou de Douglas Sirk a maestria, "Lili Marlene" enfoca o drama de uma cantora cooptada pelos nazistas e transformada em
ídolo em contraposição a suas
emoções íntimas. A trajetória de
Willie, vivida com alma de estrela
por Hanna Schygulla, serve para
Fassbinder revelar os mecanismos de projeção e de sedução do
próprio nazismo.
A Fassbinder interessa não enxergar a história como um passado neutralizado na poeira do tempo, mas como uma força que vive
com a mesma intensidade de seus
agentes humanos.
O mecanismo de ascensão do
regime lúgubre de Hitler que, segundo alguns, adotou a estética
como forma suprema de encantamento das massas é aqui desmontado em minúcias. Na identificação extrema de Willie com a canção que interpreta e que a eleva
aos céus da idolatria o que se revela, aos olhos do espectador, é uma
Alemanha mergulhada em sonho
e que, imobilizada, torna-se incapaz de escapar do pesadelo.
Com "Lili Marlene" Fassbinder
mostra que nem as canções de
amor são inofensivas.
Lili Marlene
Diretor: Rainer Werner Fassbinder
Distribuidora: Versátil (R$ 45, em
média)
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