São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Globo veta Braga e escala Manoel Carlos

Divulgação/TV Globo
BLITZ
A atriz Solange Couto mostra cartaz antidrogas entregue por agente da Polícia Federal, em gravação de "O Clone"; o merchandising da PF inclui demonstração de cães farejadores e vai ao ar dia 5


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Autor das consagradas "Escrava Isaura" (1975/76), "Dancin’ Days" (1978/79) e "Vale Tudo" (1988/ 89), Gilberto Braga recebeu um duro golpe anteontem. Foi comunicado por Mário Lúcio Vaz, diretor da Central Globo de Qualidade, de que sua próxima novela, "Celebridade", que substituiria "Esperança" no início de 2003, será adiada indeterminadamente.
"A direção me disse que a história não é oportuna para o que a emissora quer. Estou meio tonto e ainda não digeri a história", disse. Entre as razões que levaram ao veto da trama, está o fato de a atual novela das sete, "Desejos de Mulher", também tratar da fama, mote central de "Celebridade".
Gilberto Braga, que não escreve uma novela das oito desde "Pátria Minha" (1994), entraria no ar agora, mas cedeu a vaga para "Esperança", de Benedito Ruy Barbosa. Seu retorno foi adiado para o ano que vem, mas será novamente postergado. No lugar de sua novela, entrará uma de Manoel Carlos. Após Manoel Carlos, está escalado Aguinaldo Silva. Só então poderá haver espaço a Braga, a quem foi encomendada uma minissérie para janeiro próximo.
O texto terá que ser uma adaptação de romance e disputará a vaga de minissérie com Maria Adelaide Amaral _que teve sinopse de novela das seis vetada em novembro. Nos EUA, Manoel Carlos foi pego de surpresa. Ainda não tem uma idéia clara do que irá escrever.

OUTRO CANAL

Terremoto 1
A Igreja Universal do Reino de Deus está fazendo mudanças drásticas no comando da TV Record. Uma terceira vice- presidência, de assuntos internacionais, foi criada nesta semana. Assumiu o bispo Paulo Roberto Vieira Guimarães, que cuidava da igreja em Buenos Aires.

Terremoto 2
Com a entrada de Guimarães, perde poder o engenheiro (e católico) Roberto Franco, que até o ano passado era único vice-presidente e agora só cuida de assuntos institucionais e TV digital. Especula-se que até outubro deixa a emissora o presidente, bispo Honorilton Gonçalves. Tesoureiro da Universal, o bispo Manoel Francisco Silva é o mais cotado.

Ninho
Alegando problemas de saúde, o jornalista Paulo Markun desistiu de comandar a campanha na TV de José Genoíno, pré- candidato ao governo de SP pelo PT. Segunda-feira, volta a apresentar o "Roda Viva", na TV Cultura, no lugar de Carlos Sardenberg.

Barraco
Deve-se registrar o agradecimento de Pedro Bial a Tina, de "Big Brother Brasil", eliminada anteontem. "Você foi excelente para o programa", disse. Foi mesmo. Levantou o ibope das terças, que era de 30 pontos, para 40. E provocou 1,5 milhão de telefonemas, que custaram R$ 405 mil (mais impostos) aos telespectadores.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Socorro! O Galvão de verde tá o próprio papagaio!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.