São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Antonio Carlos Trigo/Band
INVASÃO Otávio Mesquita segura foto em entrevista com a prefeita Marta Suplicy em seu gabinete; o material, em que Marta fala de família, vai ao ar na sexta, no "A Noite É uma Criança" (Band)

Governo vai negociar pacto antibaixaria

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça e a Procuradoria Geral da República (PGR) decidiram na semana passada negociar com as emissoras um pacto antibaixaria na TV.
Segundo José Eduardo Elias Romão, diretor de classificação indicativa do Ministério da Justiça, a iniciativa partiu da PGR. A partir de agosto, os dois órgãos irão propor às redes a assinatura de um "termo de compromisso", em que as TVs se obrigarão a ter "civilidade" na programação.
Na negociação, ministério e PGR discutirão com as TVs conteúdos que consideram inadequados em programas infantis e de auditório, telejornais policiais, "reality shows" e novelas.
De acordo com Romão, o termo de compromisso não imporá multas, não será um código de ética nem uma tentativa de auto-regulamentação _o que o governo FHC tentou, sem sucesso.
O ministério e a PGR têm um grande trunfo para impor um acordo às TVs. "Há uma avaliação de que pode haver um grande número de ações judiciais contra as emissoras", afirma Romão.
Sem o pacto, o governo ameaça encaminhar à PGR todos os excessos detectados pelo Ministério da Justiça em seu monitoramento da programação, assim como as reclamações feitas por telespectadores à campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania. A PGR transformaria as denúncias em ações civis. Com o pacto, em tese isso não ocorreria.

OUTRO CANAL

Política 1 SBT, Record, Band e Rede TV! encaminharam anteontem à Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) uma representação conjunta pedindo a convocação de uma assembléia geral, antes de agosto, para mudar o estatuto da entidade.

Política 2 As quatro exigem que a Abert tenha uma estrutura só para TV (separada da de rádio), representada pelas cinco redes (as quatro mais a Globo) e por duas afiliadas de cada uma delas. O documento critica a "força monopolista" da Globo na Abert. Se a mudança ocorrer, as quatro podem voltar a fazer parte da entidade.

Sem apelo Foi João Roberto Marinho, e não Roberto Irineu Marinho, da Globo, quem se reuniu com Silvio Santos, no SBT, há duas semanas. Segundo a assessoria da Globo, o único assunto tratado no encontro foi a (esvaziada) Abert.

Foi bem O primeiro capítulo de "Senhora do Destino" emplacou média de 51 pontos na Grande São Paulo, com picos de 57, segundo dados preliminares do Ibope. Foi a melhor marca de uma estréia de novela das oito desde 2000. "Celebridade" começou com 50.

Vivo Hugo Carvana, o Lineu de "Celebridade", será a grande atração da Globo para a abertura de exposição de fotos da emissora hoje, às 20h, no ParkShopping, em Brasília.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.