São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curtas do Anima Mundi discutem relacionamentos

Filmes retratam cotidiano e crises conjugais do ponto de vista feminino

Pelo menos oito das 450 animações apresentam mulheres ignoradas, abusadas e desiludidas com amor e casamento


CLARICE CARDOSO
DE SÃO PAULO

O esqueleto de uma mulher que se afogou espera há séculos no fundo do mar por um pescador que a resgate. Com essa metáfora ao fundo, uma dona de casa, ignorada pelo marido, enfia a cabeça na pia e prende a respiração.
Assim é "La Femme-Squelette" (a mulher esqueleto), curta francês que será exibido hoje, às 13h, no Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil). Além dela, outras mulheres sofrem a solidão do casamento, como a protagonista de "L'Homme qui Dort" (o homem que dormia) -hoje, às 21h-, cujo companheiro caiu num sono eterno.
Ou a de "Sinna Mann" (homem raivoso) -amanhã, às 13h-, vítima de um marido violento que também aterroriza o filho deles. Já o problema de Celine é outro. Antes de ser submissa, quase engole o parceiro com neuroses em "Ru" -hoje, às 13h30. Fazendo graça do fim do encantamento da paixão, o marido vira um porco em "Hog" -amanhã, às 18h.
Diante do não mais amado grunhindo e cuspindo num restaurante, a mulher fantasia matá-lo e se imagina segurando o coração dele ainda pulsante na mão. Essa desilusão com o amor é ilustrada pelo desbotado da foto de casamento em "20 Años" (20 anos) -amanhã, às 21h-, em que ela quer de volta o amado após duas décadas de indiferença.
O cotidiano retorna ainda de forma abstrata em "An Abstract Day" -amanhã, às 17h-, que acompanha um casal das brigas ao sexo. Este é também o tema de "Amourette" -hoje, às 23h-, em que dois bonecos de madeira transam sobre uma lixa e vão se desfazendo aos poucos durante o ato amoroso.


18º ANIMA MUNDI

QUANDO das 11h às 24h; até 1º/8
ONDE Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 0/xx/11/3823-4600)
QUANTO de R$ 3 a R$ 6
CLASSIFICAÇÃO não informada




Texto Anterior: Crítica/Animação: Próximo à pintura, Miyazaki cria imagens deslumbrantes
Próximo Texto: Folha.com
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.