São Paulo, Sexta-feira, 30 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Sexo é tema no festival de Veneza

das agências internacionais

Sexo é o tema mais recorrente dos filmes escolhidos este ano para a 56ª edição do Festival de Cinema de Veneza, anunciados ontem em Roma, Itália.
Alberto Barbera, novo diretor do festival, disse que tentou evitar impor uma tendência aos filmes, mas "talvez um assunto em voga seja a fantasia erótica e a sexualidade atual".
O festival abre em 1º de setembro com a estréia européia de "De Olhos Bem Fechados", de Stanley Kubrick. Foram selecionados 18 concorrentes principais entre 1.500 filmes, incluindo curtas-metragens.
Concorrem ao Leão de Ouro filmes como "Crazy in Alabama", de Antonio Banderas, com Melanie Griffith, e "Holy Smoke", de Jane Campion, diretora de "O Piano", com Kate Winslet.
Há ainda o pornô "Lies", do coreano Jang Sun Woo, uma história de envolvimento entre um artista sadomasoquista de 35 anos com uma jovem estudante, e o franco-belga "Une Liaison Pornographique", de Frederic Fonteyne, considerado por Barbera "uma das surpresas deste ano".
Barbera, que veio da direção do festival de cinema jovem de Turim, está tentando manter aberta a possibilidade de revelação de novos talentos.
Ele incluiu, por exemplo, um prêmio de US$ 100 mil para melhor estréia de diretor.


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Tudo à venda
Próximo Texto: Cinema - "Mario": Filme aborda o "mirar sem fim", diz diretor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.