UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Ana Maria Machado toma posse na ABL

DA SUCURSAL DO RIO

"Não tenho como pagar tamanha glória alcançada." A escritora carioca Ana Maria Machado, 61, abriu assim o discurso com que tomou posse, ontem à noite, na ABL (Academia Brasileira de Letras). Ela passa a ocupar a cadeira número 1, que foi de Machado de Assis e ficou vaga com a morte do jurista Evandro Lins e Silva, em dezembro do ano passado.
A escritora afirmou que não imaginava se tornar imortal. "É que, quando tudo começou, nada faria supor que um dia os caminhos me trouxessem a ocupar esta cadeira número 1", disse.
Machado, que se consagrou com livros infantis, foi eleita no dia 24 de maio, após vencer a disputa com a antropóloga Maria Beltrão e com o jurista Fábio Konder Comparato.
Há dois anos, ela ganhou o prêmio Machado de Assis, concedido pela ABL. Entre suas principais obras, estão "Bisa Bia Bisabel" (82), "Tropical Sol da Liberdade" (88) e "Dia de Chuva" (02).


Texto Anterior: Literatura: Revista traz conversa com Haroldo de Campos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.