São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Munir Chatack/TV Record
RECORD APELA À AÇÃO PARA LEVANTAR NOVELA Renata Dominguez e Roberto Bomtempo gravam de seqüência de perseguição, que terá até capotamento com explosão, que vai ao ar segunda em "Bicho do Mato"

Globo bane ‘repórter-carrapato’ na eleição

Com o objetivo declarado de fazer uma "cobertura das eleições pautada pela isenção e pelo equilíbrio editorial", a Globo baniu de todas as suas emissoras a "figura do repórter setorista de candidato ou partido".
Repórter setorista é aquele que só cobre determinado órgão ou, no caso das eleições, candidato. O "repórter-carrapato", como também é chamado, é adotado por todas as demais redes de TV. Sua missão é acompanhar o dia-a-dia dos candidatos e detectar informações novas. A Globo optou pelo rodízio de repórteres.
O veto faz parte do documento "Política para Eleições 2006", distribuído a jornalistas, atores, autores e diretores. O documento traz normas editoriais (como a restrição ao repórter setorista) e reproduz limitações legais, como a que levou o autor de "Páginas da Vida", Manoel Carlos, a mudar a personagem de Renata Sorrah, que não será mais uma juíza inspirada na carreira da deputada federal Denise Frossard.
A "política para eleições" da Globo lembra aos profissionais de programas de entretenimento (novelas, séries, humorísticos) que é proibido "tratar de temas políticos" até 29 de outubro. Também é proibido exibir imagem de arquivo de artistas que estejam engajados em campanhas eleitorais. Atores que estão no ar não podem participar de campanhas, restrição também imposta a todos os executivos da rede.

ATRAÇÃO FATAL 1 A Record está fazendo uma nova ofensiva contra o elenco da Globo. Desta vez, está assediando estrelas jovens e com contrato em vigor. É o caso de Priscila Fantin. O vínculo da atriz com a Globo só vence em 2007, mas a Record propôs a ela o pagamento de multa contratual e papel de protagonista "em qualquer novela".

ATRAÇÃO FATAL 2 Na semana passada, a Record tentou tirar Taís Araújo da Globo, mesmo ela estando no ar.

BARRIGA CHEIA A assessoria de Ana Paula Arósio passou o dia de ontem negando que a atriz passou mal durante gravações de "Páginas da Vida" porque não se alimenta. "Ela come três vezes por dia e leva marmita com frutinhas", disse o assessor Paulo Marra.

SEM ESTÁTUA A Globo acabou ficando fora da disputa dos prêmios jornalísticos do Emmy International deste ano, ao contrário do que ocorreu no ano passado. A emissora, que inscreveu sua cobertura da morte do papa João Paulo 2º, perdeu vaga para a argentina Artear-Canal 13.

JUSTIÇA CEGA 1 Advogada de Rogério Gallo, Gilda Figueiredo Ferraz vai recorrer da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que manteve sentença que não reconhecia o direito de seu cliente a indenização por parte da Rede TV!, que o demitiu em 2000 sob a acusação de traição.

JUSTIÇA CEGA 2 Gilda diz também que a indenização por direitos trabalhistas que Gallo tem a receber ultrapassa R$ 2,5 milhões.


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Rôla e Shana não se entendem!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.