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INTERNET
MP3 Clube está desenvolvendo novo formato de som digital, a ser lançado em dezembro de 99
Site brasileiro oferece 5.000 músicas
MARCELO NEGROMONTE
da Redação
Finalmente alguém agiu em
português. Estreou na última
quarta-feira o ambicioso site MP3
Clube (www.mp3clube.com.br
ou www.uol.com.br/mp3clube),
hospedado no Universo Online,
cujo objetivo principal é vender
músicas na Internet em um novo
formato. O próprio site está desenvolvendo o formato que impede a pirataria -a mesma coisa
que as cinco maiores gravadoras
estão fazendo para tentar comercializar seus artistas na nova mídia para a música, a Internet.
É bom começar a esquecer rádio e TV se quiser, de fato, escolher o que ouvir e deixar de ouvir
o que escolhem para você.
Por enquanto, o MP3 Clube oferece 5.000 músicas gratuitas em
MP3, classificadas em sete grandes grupos musicais: rock/pop,
música brasileira (não só MPB),
erudito, jazz/blues, garagem, new
age/world music e "soundtrack"
(trilha sonora).
"Temos um grande número de
músicos, muitos deles independentes, que podem enviar suas
músicas para serem postas no ar",
disse Kleber Couto, webmaster,
23, do MP3 Clube, cujos sócios incluem ainda Marcelo Justa, 34
(ex-dono da loja de discos Planet
Music) e Marcelo Fontana, 30.
A seleção das músicas é feita pelo músico Skowa, diretor artístico
do site. "Já foram enviadas 40 músicas até agora (última sexta)."
Em dois dias, 1.500 pessoas se
cadastraram no site, que nesse período estava na homepage do
UOL, número que Couto esperava alcançar em uma semana.
Além do novo formato, que deve ser lançado em dezembro próximo -mês em que as cinco
maiores gravadoras do mundo,
via SDMI (Iniciativa para Música
Digital Segura) esperam estar
com o padrão da indústria disponível-, o MP3 Clube está desenvolvendo também um player
(software que toca músicas digitais), que suportará, em princípio,
MP3 e Real Audio e deve estar disponível a partir do final de setembro. Couto não sabe precisar se
esse será o primeiro player de música digital em português.
Esse novo formato será uma espécie de "MP3 seguro", cuja criptografia impedirá que a música
seja duplicada, como acontece
com o MP3, formato que pode ser
duplicado infinitamente e facilmente distribuído pela Web.
Por ora, o MP3 Clube oferece
músicas grátis e está negociando
com pequenas e médias gravadoras (Couto não revela quais) para
comercializar cerca de 20 mil músicas. Neste primeiro momento,o
objetivo é "incentivar a música
grátis para formar um público".
Couto tem opinião que revela o
futuro da música: "Discordo da
venda de uma música e compra
de 14, como acontece com o CD
hoje". Mas não seria o disco uma
obra do artista, sendo as músicas
parte dela? "Isso é filosofia de gravadora. Muitas vezes músicos não
têm 14 boas músicas para serem
comercializadas. Quando alguém
compra um disco, é por causa de
uma ou duas músicas que há lá.
Na Internet, você escolhe o que
quer ouvir." As músicas serão
vendidas entre R$ 0,90 e R$ 1,70.
"A intenção é que o MP3 Clube
se torne um portal de música,
com informações sobre todas as
áreas, como a história da música,
com bandas de A a Z."
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