São Paulo, Segunda-feira, 30 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
MP3 Clube está desenvolvendo novo formato de som digital, a ser lançado em dezembro de 99
Site brasileiro oferece 5.000 músicas

MARCELO NEGROMONTE
da Redação

Finalmente alguém agiu em português. Estreou na última quarta-feira o ambicioso site MP3 Clube (www.mp3clube.com.br ou www.uol.com.br/mp3clube), hospedado no Universo Online, cujo objetivo principal é vender músicas na Internet em um novo formato. O próprio site está desenvolvendo o formato que impede a pirataria -a mesma coisa que as cinco maiores gravadoras estão fazendo para tentar comercializar seus artistas na nova mídia para a música, a Internet.
É bom começar a esquecer rádio e TV se quiser, de fato, escolher o que ouvir e deixar de ouvir o que escolhem para você.
Por enquanto, o MP3 Clube oferece 5.000 músicas gratuitas em MP3, classificadas em sete grandes grupos musicais: rock/pop, música brasileira (não só MPB), erudito, jazz/blues, garagem, new age/world music e "soundtrack" (trilha sonora).
"Temos um grande número de músicos, muitos deles independentes, que podem enviar suas músicas para serem postas no ar", disse Kleber Couto, webmaster, 23, do MP3 Clube, cujos sócios incluem ainda Marcelo Justa, 34 (ex-dono da loja de discos Planet Music) e Marcelo Fontana, 30.
A seleção das músicas é feita pelo músico Skowa, diretor artístico do site. "Já foram enviadas 40 músicas até agora (última sexta)."
Em dois dias, 1.500 pessoas se cadastraram no site, que nesse período estava na homepage do UOL, número que Couto esperava alcançar em uma semana.
Além do novo formato, que deve ser lançado em dezembro próximo -mês em que as cinco maiores gravadoras do mundo, via SDMI (Iniciativa para Música Digital Segura) esperam estar com o padrão da indústria disponível-, o MP3 Clube está desenvolvendo também um player (software que toca músicas digitais), que suportará, em princípio, MP3 e Real Audio e deve estar disponível a partir do final de setembro. Couto não sabe precisar se esse será o primeiro player de música digital em português.
Esse novo formato será uma espécie de "MP3 seguro", cuja criptografia impedirá que a música seja duplicada, como acontece com o MP3, formato que pode ser duplicado infinitamente e facilmente distribuído pela Web.
Por ora, o MP3 Clube oferece músicas grátis e está negociando com pequenas e médias gravadoras (Couto não revela quais) para comercializar cerca de 20 mil músicas. Neste primeiro momento,o objetivo é "incentivar a música grátis para formar um público".
Couto tem opinião que revela o futuro da música: "Discordo da venda de uma música e compra de 14, como acontece com o CD hoje". Mas não seria o disco uma obra do artista, sendo as músicas parte dela? "Isso é filosofia de gravadora. Muitas vezes músicos não têm 14 boas músicas para serem comercializadas. Quando alguém compra um disco, é por causa de uma ou duas músicas que há lá. Na Internet, você escolhe o que quer ouvir." As músicas serão vendidas entre R$ 0,90 e R$ 1,70.
"A intenção é que o MP3 Clube se torne um portal de música, com informações sobre todas as áreas, como a história da música, com bandas de A a Z."



Texto Anterior: Televisão - Telmo Marinho: O sangue na delegacia da Globo
Próximo Texto: Home page promove festival
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.