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MÚSICA
Programação se diversifica
Nova Sala São Paulo normaliza ingressos
da Reportagem Local
A melhor notícia relativa à
Osesp (Orquestra Sinfônica do
Estado de São Paulo) não está
propriamente em sua programação de outubro, que é apetitosa e
de ousada diversificação. Está, sobretudo, na normalização do sistema de venda de ingressos.
Tornou-se agora altamente improvável que o apreciador da boa
música sinfônica bata com o nariz
na porta ao tentar comprar um
ingresso meia hora antes de cada
concerto. Chegou ao fim o mecanismo que levava a Secretaria da
Cultura a superlotar com convidados do governo do Estado a nova sala da Estação Júlio Prestes.
Será possível agora saber quantas das 1.509 poltronas da Sala São
Paulo, inaugurada há três meses,
estarão efetivamente ocupadas
em cada récita. Para os dois programas mais recentes, a média foi
de dois terços. O que já significa
uma progressão do público que se
apegava à programação até junho, quando a orquestra ainda
ocupava, como sede provisória, o
bem menor teatro São Pedro.
Mas vejamos o programa de outubro. O diretor artístico John
Neschling mantém a predisposição de ampliar ao mesmo tempo
o repertório da orquestra e os ouvidos de seu público. Trará peças
pouco executadas, como a "Suíte
Turandot", de Busoni, as "Variações sobre um Tema de Frank
Bridge", de Britten, ou "Sinfonia
nº 4", de Michael Tippet.
Um outro século 20, de linguagem mais ousada, aparece com
Bruno Maderna e sua "Serenata
nº 2", ou com as "Cinco Peças para Orquestra", de Anton Webern.
E há também peças bem mais
conhecidas e correntes, como a
"Sinfonia nº 101", de Joseph
Haydn, a abertura "Egmont", de
Beethoven, ou o "Concerto para
Piano e Orquestra nº 2", de Sergei
Prokofiev.
Neschling regerá um dos concertos. Um outro será regido pelo
diretor artístico-adjunto, Roberto
Minczuk. O maestro convidado
estrangeiro será o alemão Olaf
Henzold.
(JOÃO BATISTA NATALI)
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