São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Competição de Destinos
SBT, 14h.
(American Flyers). EUA, 1985, 112 min. Direção: John Badham. Com Kevin Costner, David Marshall, Rae Dawn Chong. Dois irmãos que há séculos competem entre si encontram-se para disputar corrida de bicicletas. Será a ocasião para uma confrontação mais profunda do que esperavam. Não o máximo, mas também não é o mínimo.

Guerreiros de Fogo
SBT, 16h.
(Red Sonja). EUA, 1985, 84 min. Direção: Richard Fleischer. Com Arnold Schwarzenegger, Brigitte Nielsen, Sandahl Bergman. Aventura mitológica à moda de "Conan, o Bárbaro". Depois de ter a família destroçada, Sonja torna-se mestre da espada e prepara-se para, com a ajuda de Arnold, enfrentar a temível rainha Gedreen. Embora meio inconsequente, o talento de Fleischer garante bons momentos e, no geral, a diversão.

Simão, o Caolho
Cultura, 23h.
Brasil, 1953, 95 min. Direção: Alberto Cavalcanti. Com Mesquitinha, Raquel Martins, Carlos Araújo. Simão (Mesquitinha) é o caolho que sonha com a possibilidade de recuperar a visão. Comédia assim, assim -para o que se espera de Cavalcanti-, mais inspirada quando faz uma crítica bastante viva da política brasileira. O brilho dessa produção da Maristela, no entanto, vem nos poucos momentos em que Cavalcanti se entrega ao documental, que é seu forte: são alguns poucos minutos, mas bastam para dar uma idéia de São Paulo como cidade em construção e em transformação acelerada. P&B.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
A favela como carro alegórico


Esqueçamos por um instante que "Orfeu" (Canal Brasil, 21h) é um filme dispendioso feito num país miserável. Uma coisa não tem a ver com a outra.
Ou, antes, tem: a visão idealizada da favela, segundo Carlos Diegues, de algum modo é o oposto de nossas idéias sobre a penúria nacional. Essa favela é cenário de amor, festa e tragédia. Estamos então de volta ao "nacional popular"? Não exatamente. Existe ali, sim, a crença num povo capaz de criar beleza e ser sujeito de seus atos.
Permanece -e cada vez mais acentuada nos filmes de Diegues- a idéia de escola de samba como lugar de criatividade. Não é de espantar que a favela seja aqui uma espécie de grande carro alegórico: "Orfeu" não é narrativo, é uma espécie de filme-desfile. (IA)


CINEMA 1
Harrison Ford mostra seu lado aventureiro
Principalmente por suas atuações nas trilogias "Indiana Jones" e "Guerra nas Estrelas", o ator norte-americano Harrison Ford é o tema de hoje do programa "Action Heroes" -heróis de ação, em inglês-, que será exibido pelo canal AXN às 19h.

CINEMA 2
Thriller e drama romântico são as estréias de hoje
"Inimigo do Estado" é a estréia de hoje na HBO. O filme, dirigido por Tony Scott e estrelado por Will Smith e Gene Hackman, irá ao ar às 20h30. No Telecine 1, estréia, às 21h30, "À Primeira Vista". Mira Sorvino é uma garota que se apaixona por um cego (Val Kilmer).


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Iniciativas e intenções
Próximo Texto: José Simão: Ostrália Urgente! Levamo um nabo sincronizado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.