São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Novo do Filter acerta a mão, mas morde a língua ao tratar dos EUA

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ano entra, ano sai, a impressão que se tem é que, quanto mais pesado, menos interessante se torna esse tal de metal, confundido com boy bands topetudas, que, de uma hora para outra, resolveram encher os corpos de tatuagens e assumir postura mal-encarada. Só mais um clichê americano?
"The Amalgamut", terceiro e mais recente álbum do Filter, mostra que sim. Mirando na pseudo-rebeldia juvenil, responsável por atos de burrice extrema como o massacre de Columbine, a banda fuzila tanto os arquétipos sexistas do país quanto a idéia de que só haja um caminho para fazer um álbum de hard rock.
"Você ouviu um New Order ali [na faixa "The Only Way]"?", sugere o guitarrista Geno Lenardo, 32, em entrevista à Folha, horas antes de um show do grupo em Gainsville, Flórida. "Os caras do nü-metal são muito homogêneos. Nós cruzamos vários estilos."
De fato: "The Missing", "World Today" e a própria "The Only Way" prestam claras homenagens a algumas das bandas prediletas de Lenardo (Joy Division, U2, The Cure e New Order). Enquanto isso, "You Walk Away" e "So I Quit" estão entre as faixas mais pesadas do grupo, cujas âncoras mais sólidas ainda são o Nine Inch Nails e o Ministry.
Mas o problema de "The Amalgamut" começa com a seguinte declaração: "É sobre ser patriótico, em oposição a ser nacionalista". Explica-se: duas das faixas do CD, "The Missing" e "Where Do We Go from Here", foram escritas dias depois dos atentados ao World Trade Center. "Havia muita inocência [antes dos atentados]. A grande questão agora é: qual é o nosso papel da comunidade mundial?", pergunta-se o músico. "The Missing", em que a banda dirige-se a... Deus (!), simplifica a questão: o destino foi cruel com a América. E agora é hora de responder à altura.
O tapa na cara de "American Cliché" se anula. Sobra aqui um louvável disco de industrial, mas cheio de um contraditório sentimento de unilateralismo. Cego e infantil como os tiros que mataram as crianças de Columbine.


The Amalgamut    
Artista: Filter
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 25, em média




Texto Anterior: Música é clássico Nirvana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.