São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Dossiê Herzog", de 1979, ganha nova edição

DA REPORTAGEM LOCAL

A editora Global está lançando agora versão revisada de "Dossiê Herzog - Prisão, Tortura e Morte no Brasil", do jornalista Fernando Pacheco Jordão. O livro foi publicado originalmente em 1979, ainda durante o regime militar.
Pacheco Jordão era diretor cultural do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo quando Herzog morreu, em 25 de outubro de 1975. Foi seu colega em vários veículos e também era seu amigo.
No livro, resultado de três anos de pesquisa, ele reúne documentação sobre os acontecimentos ligados à morte de Herzog (autos do IPM, autos da ação cível da família Herzog contra a União, arquivo de jornais e outros documentos) e registra depoimentos.
O jornalista e escritor Zuenir Ventura, que foi um dos inspiradores da publicação na década de 70, aponta em texto de apresentação desta nova edição que a obra revela "a atmosfera sufocante da época".


Dossiê Herzog - Prisão, Tortura e Morte no Brasil
Autor:
Fernando Pacheco Jordão
Editora: Global
Quanto: R$ 39,90 (280 págs.)


Texto Anterior: Cinema/"Vlado": Documentário revisita o martírio de Herzog
Próximo Texto: "Da Cama para a Fama": Pornochanchada trágica faz metáfora do cinema espanhol
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.