São Paulo, quarta, 30 de setembro de 1998

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TELEVISÃO
Final feliz é "merchandising", diz Marluce

RUI DANTAS
enviado especial ao Rio

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

A Globo mudou seu conceito sobre "merchandising social" em suas novelas. No coquetel de lançamento da novela "Pecado Capital", que estréia na próxima segunda-feira, às 18h, a superintendente-executiva da emissora, Marluce Dias da Silva, afirmou que "existe uma preocupação institucional e que toda telenovela (da Globo) deve abordar coisas que sejam úteis ao telespectador".
Segundo a superintendente, o "merchandising social" é transmitido por meio de "um final ético, construtivo ou educativo", que "tem sido a essência das histórias das novelas da Rede Globo".
Questionada pela Folha, sobre quais seriam os "merchandisings" inseridos nas atuais produções da emissora, Marluce não soube responder. A superintendente afirmou, então, que dar um "final feliz" às novelas seria exemplo de tal preocupação.
"São sempre as pessoas que trabalham, as pessoas que amam e as pessoas sérias que ficam felizes, sendo recompensadas (no final das novelas). Isso é, do nosso ponto de vista, profundamente importante", revelou.
Marluce citou ainda outros exemplos de "merchandisings" já inseridos em tramas anteriores. Um deles foi a divulgação de fotos de crianças desaparecidas na novela "Explode Coração", da autora Glória Perez, também responsável pelo remake de "Pecado".
Unificação
Pela primeira vez em um lançamento de novela, a direção da Globo tentou unificar o discurso dado à imprensa. Para evitar divergência de informações, todos os diretores ficaram em uma bancada e não atenderam aos jornalistas individualmente.
"Essa é a nova estratégia adotada pela emissora", explicou o diretor da Central Globo de Comunicação, Mário Cohen.
A "unificação" também está ocorrendo na divulgação dos custos de produção. Segundo Marluce, "Pecado Capital" custará cerca de R$ 90 mil por capítulo.
Esse é o mesmo valor divulgado para a produção de "Meu Bem Querer" e "Torre de Babel", ainda que essas novelas tenham produções em tese mais caras.
As novelas das sete e das oito contam com cidades cenográficas, detalhe que normalmente encarece as produções, o que não ocorre na novela das seis.
Além disso, "Torre de Babel" tem um elenco mais "estelar" do que "Pecado", e "Meu Bem Querer" conta com parte de sua produção no Ceará.
"Torre de Babel" teve ainda várias cenas rodadas em Salzburg, na Áustria e teve um shopping center construído especialmente para a novela.
Nada disso acontece com "Pecado Capital", que é rodada nos estúdios da emissora, em Jacarepaguá, e no subúrbio de Marechal Hermes, na zona norte carioca.


O jornalista RUI DANTAS viajou ao Rio a convite da Rede Globo.



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