São Paulo, quinta, 30 de outubro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
TVA exibe episódio de 'Absolutely Fabulous'
Série é politicamente incorreta até a alma

NINA HORTA
especial para a Folha

Desde Lucille Ball não havia nada tão bom na TV. É "Absolutely Fabulous", uma série com elenco perfeito, integradíssimo, com falas muito bem escritas.
O último episódio, "The Last About: Absolutely Fabulous", será exibido hoje pelo Eurochannel, da TVA, às 21h30, com trechos, erros em cena, making of e um capítulo inédito. Escrito por Jennifer Saunders, é politicamente incorreto até a alma.

Seus personagens:
* Edina (Jennifer Saunders) - Trinta e tantos anos. Tem um filho e uma filha de maridos diferentes. O filho não aparece, está na universidade. A filha mora com ela. Passa a vida num ritmo muito maluco. É neurótica, bem-sucedida e dirige sua própria companhia de relações públicas/design/moda. Sua obsessão é estar sempre "por dentro" do que está acontecendo.
* Saffron (Julia Sawalha) - É a filha "teen" de Edina e seu oposto.
* Patsy (Joana Lumley) - Quarentona, melhor amiga de Edina, é editora de uma revista, mas passa a maior parte do tempo na casa de Edina bebendo e fumando o que quer que apareça e tentando convencer o mundo a fazer o mesmo.
* Bubble (June Harrocks) - É a secretária de Edina. Tem seus vinte anos e não sabe bem por que conseguiu o emprego, a não ser por ter aparência desejada para a função e porque leva jeito para conseguir marcar mesa em restaurantes.
* Mãe de Edina (June Whittfield) - É a cúmplice de Saffron.
Os episódios se desenvolvem, geralmente, na cozinha da casa de Edina, redecorada de vez em quando, em lugares da moda em Londres ou Nova York.

Excertos de diálogos da série:
* Episódio Gordura - Edina levanta de manhã e não encontra o que vestir, pois está gorda. Desce para a cozinha e encontra a filha.
Edina: Me assustei com o que vi no espelho. Barbara Bush nua.
Saffron: E o que esperava ver?
Edina: Marisa Berenson, é claro... Talvez Cher.
Patsy vem chegando, descendo a escada, linda, saia curtíssima.
Edina: Patsy, pare. Dê só uma olhadinha. Vou levantar minha saia. Quero uma opinião honesta. (Levanta a saia)
Patsy: Cirurgia. Lipo nas mãos e na barriga, lift de bumbum e de mamas, retirada de uma costela.
Saffron: Uma coisa me deixa boba, mãe. Não entendo como alguém que esteve dentro de tudo que foi movimento e moda dos últimos anos conseguiu escapar da ginástica!... Essa moda, pelo menos, passou ao largo.
Edina: Pare de se exibir para seu pai. Posso explicar, meu bem? Justin, me ajude. Nos 60 estávamos muito dopados, nos 70 usávamos aqueles saltos plataforma e nos 80... Não me lembro o que aconteceu nos 80.
Justin: Punk
Edina: Ah, estávamos muito ocupados ajeitando alfinetes de fralda no nariz.
Edina volta-se para a mãe.
Edina: Graças a você. Graças a todas as batatas fritas e gordura e mais batata e pão branco e pudim de leite com melado que você me forçou a comer quando criança. Xícaras de chá muito doce e...
Mãe: Chantilly em spray.
Edina: E biscoitos, sobremesa, carne frita em 18 centímetros de gordura animal! Graças a isso!
Mãe (para a neta): Isso foi antes de comprarmos o freezer.
Edina: A comida continuou a mesma, só que mais gelada!

* Episódio França - Edina arruma as malas. Bubble, a secretária, está por perto, ajudando.
Edina: Vou estar fora a semana inteira, Bubble. Conto com você para segurar a barra. Só tem uma coisa em que você precisa se concentrar totalmente, que é a reforma do apartamento da Bettina. Prometi a ela que ficaria pronto nesta semana. Nunca pensei que ela se tornasse tão difícil. Quando pediu chique-terceiro-mundo... Levei horas para conseguir arranjar adobe para jogar nas paredes da cozinha. E tem uma tribo nômade no deserto africano que vai viajar light, sem bagagem, neste inverno, graças à Bettina. Ah, e não se esqueça de carimbar "Aprovado pelo Greenpeace" quando a madeira dos armários chegar.

* Episódio Aniversário - Cena no banheiro.
Patsy: Eu odeio a desgraçada da Jane Fonda.
Edina: Só espero que a pele dela, retirada na plástica, volte para assombrá-la.
Patsy: E eu, que comprei todas as fitas daquela mulher. Eu é que paguei por aquelas abóbadas de plástico que ela tem no peito. E vou querer aqueles dois peitos quando ela morrer!
Edina: Deve haver um momento, uma semana depois de mortas, quando todas essas mulheres finalmente conseguem o corpo que almejaram a vida inteira.
Patsy: Magras como esqueletos com saliências de plástico.
Edina: E, quando toda a carne cair dos ossos, as saliências ficam lá. Pequenos caixões com ossos e plástico...

"The Last About: Absolutely Fabulous", Eurochannel (TVA), hoje, 21h30


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.