São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Comitê de classificação sai, mas sem TVs

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
OVERDOSE Antes de dividir a bancada do "Jornal Nacional" com Lula, William Bonner deu entrevista a Serginho Groisman, que vai ao ar sábado, no "Altas Horas"; ele falou sobre a TV nas eleições


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Última tentativa do governo FHC de impor algum controle sobre o conteúdo da TV aberta, o comitê de classificação deve ser criado por portaria até o final desta semana, mas esvaziado de poderes e sem os componentes mais importantes: as redes de TV.
Anunciado em setembro pelo secretário nacional de Justiça, Antonio Rodrigues de Freitas Jr., o comitê seria um órgão que ditaria normas de classificação etária pelo Ministério da Justiça e opinaria em recursos das emissoras contra as decisões do governo. Reuniria duas entidades das TVs, quatro do setor de cinema, religiosos e juízes da infância e juventude.
As TVs comerciais acabaram boicotando o comitê, que julgam ser um órgão censor. A solução do ministério, para compensar a ausência das TV e "viabilizar" o comitê, foi dar ao órgão apenas a função de "discutir a política de classificação". "As TVs não querem participar porque competem entre si. Vão ficar de fora, mas vou levar a elas as pautas do comitê", diz o secretário. A pauta da primeira reunião, segundo ele, será o "aperfeiçoamento do manual de classificação".
Desde 1998, o governo federal vem tentando negociar com as TVs normas de controle de conteúdo. A primeira idéia, fracassada, foi a de auto-regulamentação. Depois, vieram a tentativa de tornar a classificação etária obrigatória (cassada pela Justiça) e a sugestão de ombudsman.

OUTRO CANAL

Tesoura 1 Antes mesmo de ir ao ar, a declaração de Regina Duarte no programa eleitoral de José Serra, de que tinha medo de um governo Lula, custou à atriz R$ 250 mil. Esse seria o cachê que ela receberia por campanha da Telemar, que acabou cancelada.
Tesoura 2 A campanha estrearia ontem em dois Estados do Nordeste. Foi cancelada no dia 11 _três dias antes do depoimento de Duarte na TV. A atriz já tinha assinado contrato, que vetava envolvimento político. A campanha da Telemar já estava quase toda planejada e a locação das gravações, escolhida.
Social Ex-Record, Amaury Jr. assinou anteontem contrato de dois anos com a Rede TV!. Estréia dia 19. Em regime de co-produção, terá dois programas: uma coluna social eletrônica diária e o semanal "Empório Amaury".
Tensão A moratória da holding Globopar começou a repercutir na TV Globo há duas semanas, quando a emissora decidiu adiar dois novos programas ("Amigo e Inimigo" e "Arquivo de um Crime"). As atrações iriam gerar gastos e apenas deslocariam verbas de publicidade já previstas para outros programas.
Festa A Globo não mostrou, mas Lula foi aplaudido de pé, por jornalistas e técnicos, antes e depois da participação do presidente eleito no "Jornal Nacional" de anteontem.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Marisa e Marta, as gêmeas do botox!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.