São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

"Obedeço"

Ana Ottoni/Folha Imagem
ASCENSÃO Há cinco meses no comando do Centro Cultural Banco do Brasil de SP, o mineiro Walter Vasconcelos é do tipo que já fez de tudo na vida, desde colher morangos até tentar serviços funerários, quando era estudante, nos EUA; no Rio, ele transformou o CCBB num dos pontos culturais mais importantes da cidade


Paulo Coelho definiu o mês de abril para lançar, já como imortal da Academia Brasileira de Letras, seu tão esperado romance "11 Minutos", sobre sexo. "Era uma vez uma prostituta chamada Maria" é a primeira frase da obra.
 
Coelho já arrecadou 6 milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões) com a venda do livro para empresas como HarperCollins (Reino Unido), Bompiani (Itália), Planeta (Espanha) e Diógenes (Alemanha).
 
O livro só não foi lançado este ano no Brasil porque Coelho foi desaconselhado por uma médium de Toulouse, na França. "Ela me disse: "Esse livro vai ser muito importante para o mundo. Deixe para lançá-lo em 2003'", conta Coelho. "Quando é assim, eu não pergunto mais nada. Obedeço."

DIÁRIO
O fardão que Coelho usou em sua posse, de veludo e todo bordado com fios de ouro, custou R$ 45 mil. Foi pago pela Prefeitura do Rio. A despesa saiu até no "Diário Oficial".

FARDÃO
Na posse de Coelho, anteontem, os imortais da ABL se divertiram posando para a sessão "Estilo", da revista "Caras". Foram clicados, entre outros, Alberto da Costa e Silva, Evandro Lins e Silva, Ledo Ivo, Zélia Gattai e Ivan Junqueira.

TÃO LONGE, TÃO PERTO
Antonio Carlos Magalhães, do PFL, vai tentar acertar esta semana com o deputado Delfim Netto, do PPB, a formação de um bloco parlamentar.
 
Seria uma espécie de centro-direita petista, que apoiaria medidas de Lula mantendo, porém, estratégica independência em relação a eventuais "erros" do governo.

MUY AMIGOS
O apresentador Gugu Liberato foi deixado no caminho pelo PSDB: sem maiores explicações, a campanha de José Serra resolveu engavetar a entrevista "exclusiva" que ele fez com Fernando Henrique Cardoso para o último dia do programa eleitoral do candidato.
 
Motivo: as denúncias de que Gugu foi beneficiado por uma concessão irregular de TV.

MORNO
Está longe de ser consensual, no PT, a idéia de dar autonomia ao Banco Central -medida considerada fundamental para tranquilizar o mercado. O deputado Ricardo Berzoini, eleito com o apoio de bancários, por exemplo, é contra. "A questão não está resolvida no PT. O BC não pode se tornar um quarto poder no país", diz. Sem os votos dos deputados, a idéia dos economistas vai para a gaveta.

QUENTE
O consultor Antoninho Trevisan, que também participou da formulação do programa do PT, é outro que acha a discussão até "perigosa". "Num país que ainda está formando seus fundamentos e instituições, o BC tem de ter forte controle da sociedade", acredita.

FERVENDO
Foram quentes as discussões entre o senador Aloizio Mercadante e Luiz Gushiken, um dos assessores mais próximos de Lula, quando o PT montava a equipe de transição do governo, anunciada ontem. Numa das reuniões, teve até tapa na mesa. Nela estavam também Guido Mantega e economistas ligados ao partido.

INICIATIVA
Ana Helena Vicintin, Ary Perez e Maria Camila Giannella são algumas das personalidades envolvidas na ONG Associação Cairuçu, formada por moradores do condomínio Laranjeiras, que será lançada hoje. O condomínio é um reduto de ricos e famosos como Antônio Ermírio de Moraes e Eugênio Staub.
 
A ONG vai ajudar comunidades próximas ao condomínio, em Parati, e cuidar do ambiente. Os recursos vêm de doações mensais dos condôminos.

COM QUE ROUPA
O estilista Marcelo Sommer fez questão de escolher as fantasias dos funcionários que trabalharão hoje, na festa de lançamento de sua nova loja.
 
As copeiras se vestirão de guerrilheiras, os garçons estarão de operários e os manobristas, de marinheiros.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br Com CLEO GUIMARÃES
e ALVARO LEME

CURTO CIRCUITO

Em homenagem ao centenário de Carlos Drummond de Andrade, o grupo de dança mineiro 1º Ato faz a estréia paulistana do espetáculo "Sem Lugar", inspirado em textos de Drummond, amanhã, às 21h, no teatro Sérgio Cardoso.
O pianista Walter Asvolinsque faz recital em homenagem a Chopin, hoje, às 21h, no teatro Crowne Plaza.
A peça "A Bela e a Fera" terá apresentação em benefício da Associação Brasil Criança, hoje, às 20h, no teatro Abril.
Lucius de Mello, autor de "Eny e o Grande Bordel Brasileiro" participa hoje da Quarta Pop, às 19h30, no Itaú Cultural.
A Associação de Apoio à Criança com Câncer promove evento beneficente, hoje, às 21h, no clube A Hebraica.
O músico George Freire comanda o som no Private Lounge do restaurante Galeraki, hoje, a partir das 21h30.



Texto Anterior: "Linha editorial não é negociada"
Próximo Texto: Outra frequência: Em tempo de crise na AM, Marcelo Tas leva mais notícia à FM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.