São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




TVs musicais não pagam direitos autorais

Canal de TV que tem como sócio Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, a Play TV está fora da lei. A emissora de programação predominantemente musical não está pagando direitos autorais.
As TVs pagam dois tipos de direitos autorais: o de execução pública, recolhido pelo Ecad, e o de sincronização (pela inclusão da música numa vinheta, videoclipe ou fundo musical), devido às editoras musicais.
A Play TV (canal 21 em São Paulo) não está pagando nenhum dos dois. A irregularidade foi denunciada às editoras pela MTV. A Play TV é concorrente da MTV _que, curiosamente, não está pagando direitos de execução ao Ecad, porque trava uma batalha judicial com a instituição, por não concordar com o valor cobrado.
A MTV calcula que a Play TV deva pagar cerca de R$ 2 milhões por ano de direitos de sincronização. Os direitos de execução são definidos a partir da aplicação de um percentual sobre o faturamento de cada TV.
Leonardo Eid, diretor-presidente da Gamecorp, empresa que controla a Play TV, admite a irregularidade. "Era uma coisa que a gente não sabia que existia. Não sabíamos que temos que pagar pela exibição de clipes. Mas vamos resolver, já entramos em negociação", diz.
A MTV também denunciou a Mix TV (canal 16 em SP), outro canal que investe no filão musical. A Mix TV já negocia com o Ecad e com as editoras.

POR UM FIO 1 É delicadíssima a situação da TV da Gente, de Netinho de Paula, que completa um ano no dia 20. Escondida num canal de baixa potência (o 24), que divide com uma emissora evangélica, a TV da Gente não conseguiu conquistar audiência.

POR UM FIO 2 Sem audiência, a TV da Gente não atraiu anunciantes. Sua produção já foi reduzida a apenas dois programas. Hoje, é sustentada por investidores angolanos, que devem deixá-la à própria sorte em dezembro.

POR UM FIO 3 Avalia-se que o grande erro da TV da Gente foi transmitir um conceito errado: vendeu-se o canal como "de negros para negros", e não "uma TV feita por negros para mostrar a diversidade racial do país".

PRIMEIRO AMOR Os adolescentes Luciano (Rafael Almeida) e Giselle (Pérola Faria) terão a primeira transa sábado de "Páginas da Vida". "Será uma cena muito delicada, em que ela se oferece a ele. Nada pesado. Ao contrário, será poético e romântico", adianta o autor, Manoel Carlos.

COMEÇAR DE NOVO Não deu certo a tentativa da Cultura de emplacar um telejornal direcionado ao público jovem na faixa das 12h. O jornal deverá passar por uma grande reformulação neste mês, com troca de apresentadores.

ASSÉDIO Silvio Santos andou sondando Maria Adelaide Amaral, autora de "JK". A escritora, que já trabalha em uma minissérie da Globo para 2008, não alimentou a idéia de ir para o SBT.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.