São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"A série ["Ó Paí, Ó'] já traz esse Pelourinho de mercado, mais prostituído, onde foi feita uma limpeza étnica. Os moradores, que eram a vida daquele lugar, foram expulsos, e se criou uma Disneylândia colonial para turista"

"Sentia [antes da criação do grupo] um grande vazio de representação negra no palco brasileiro. As religiões de matriz africana são tão ricas cenicamente e dramaturgicamente que me perguntava por que isso nunca virara teatro. O rito do candomblé, as festas em homenagem aos orixás são, tirado o caráter sagrado, espetáculos"

"Virou um escândalo nacional [a oferta de meia-entrada para negros na peça "Cabaré da Rrrrraça", em 1997], mas gerou exatamente o que queríamos: aumentar o número de pessoas negras na platéia de teatro na Bahia. Havia uma pesquisa que indicava que, naquele período, somente 1% do público de teatro baiano era negro, ainda que 80% da população de Salvador fosse dessa raça. Hoje, temos quase 60% de platéia negra"

MARCIO MEIRELLES
co-criador e diretor do Bando de Teatro Olodum



Texto Anterior: O bando de Lázaro
Próximo Texto: Teatro da BA tem público, mas pouco espaço na mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.