São Paulo, segunda, 30 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Um raro Rossellini

da Redação

Um fecho de mês impecável para o Telecine 5, que entra com uma raridade: "Un Piloto Ritorna", de Roberto Rossellini, às 22h20.
O filme foi feito em 1942, antes do neo-realismo, e trata dos problemas de um piloto de guerra italiano que, após ser abatido, é recolhido a um campo de concentração.
Rossellini queixava-se amargamente desse período. Dizia que queria mostrar a realidade. Mas, como ela assustava às autoridades fascistas, seus filmes -inclusive este- eram adulterados e edulcorados na montagem final.
Pode ser. Mas, para nós, quase 60 anos depois, o efeito dessa adulteração é outro. Temos o duplo prazer de ver um Rossellini raro e um filme do esforço de guerra da Itália fascista. (IA)

Programação aberta
SESSENTA ANOS DE SEDU€ÃO
Bandeirantes, 13h. (Sixty Years of Seduction). EUA, 1981, 100 min. Direção: Jeff Margolis. Com Angie Dickinson, James Garner. Embora a emissora não precise a natureza do filme, e ele seja um tanto obscuro, o mais provável é que se trate de um filme de montagem, abrangendo 60 anos de histórias de amor e romance no cinema. Sem referências.

SUPERMÁQUINA 2000
SBT, 13h50.
(Knight Rider 2000). EUA, 1991, 94 min. Direção: Alan J. Levi. Com David Hasselhoff, Edward Mulhare. Piloto faz nova encarnação de seu supercarro no século 21. Novo design, o mesmo baixíssimo desempenho de costume.

MEU PEQUENO LADRÃO
Globo, 15h35.
(Monkey Trouble). EUA, 1994, 95 min. Direção: Franco Amurri. Com Thora Birch, Harvey Keitel, Mimi Rogers. Macaco treinado para roubar carteiras e similares, que vivia sendo maltratado pelo dono (Keitel), foge e providencialmente se refugia na casa de menina (Brich) que queria muito ter um animal de estimação, mas enfrentava a férrea resistência da mãe (Rogers).

O SUBSTITUTO
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Stuntman). EUA, 1980, 129 min. Direção: Richard Rush. Com Peter O'Toole, Steve Railsback, Barbara Hershey. Fugitivo (Railsback) se faz passar por um "stuntman" (substituto de atores em cenas perigosas) que havia morrido e escapa da polícia. Mas não escapa do diretor do filme (O'Toole), um terrível sádico. A partir do registro de aventura policial, Rush faz uma belíssima incursão ao mundo dos "stunts" e, mais genericamente, da ilusão no cinema.

PEQUENO GRANDE HOMEM
Bandeirantes, 21h40.
(Little Big Man). EUA, 1970, 144 min. Direção: Arthur Penn. Com Dustin Hoffman, Faye Dunaway, Martin Balsam. Aos 121 anos, um homem conta sua vida no Velho Oeste. Uma vida em que à duração acrescenta-se uma série de circunstâncias ricas, como o fato de ser branco e ser criado pelos índios. A partir daí, Penn reconta a história do Oeste, por uma outra ótica, passando por episódios como a batalha de Little Big Horn.

ZONA DE PERIGO
Globo, 21h50.
(Striking Distance). EUA, 1993, 97 min. Direção: Rowdy Herrington. Com Bruce Willis, Sarah Jessica Parker. O tira Bruce Willis afasta-se das funções, depois que o pai, também policial, é morto por um "serial killer", e vai trabalhar em patrulha fluvial. É nessa despretensiosa função que ele encontra pistas que o colocam de novo em ação e lhe abrem a possibilidade de pôr as mãos do assassino do pai. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 0h20.
Para abrir a semana, a emissora entrega o horário ao mais votado de "A História de James Brady" (1991, de Michael Toshiyuki Uno, com Beau Bridges, Joan Allen) ou "A Sombra de uma Dúvida" (1991, de Karen Arthur, com Mark Harmon, Margaret Webb). Como de hábito, nesta primeira sessão, durante toda a semana, o primeiro filme é inédito; o segundo, reprise.

INTERCINE 2
Globo, 2h10.
Os candidatos à exibição, aqui, são: "Balada Sangrenta" (1958, de Michael Curtiz, com Elvis Presley, Carolyn Jones, Walter Matthau) e "Stanley e Iris" (1990, de Martin Ritt, com Jane Fonda, Robert De Niro). Ambos são reprises, como é norma no segundo Intercine.

OS BASTIDORES DE HOLLYWOOD
Bandeirantes, 2h30.
(Hollywood Dreams Take 2). EUA, 1995, 80 min. Direção: Ralph Portillo. Com Carol Hoyt, Mary Scott. Belas interioranas fazem de tudo para se tornarem modelos e atrizes em Hollywood. Mãos à obra, moçada.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.