São Paulo, segunda, 30 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ed Wood
Glen ou Glenda

especial para a Folha, em Nova York

Filme mais autobiográfico da carreira de Ed Wood, conta a história de Glen, um homem que adora mulheres, mas que só se sente bem vestindo roupas femininas.
Wood interpretou o papel principal. Usou cenas de arquivo enxertadas no meio do filme, que não faziam sentido algum. Uma cena romântica entre Glen e a esposa é intercalada com imagens de búfalos correndo por um pasto.
Na verdade, o produtor George Weiss havia contratado Wood para fazer um filme baseado na história de um homem que fez uma operação para mudar de sexo.
Wood transformou o filme num drama e adicionou toques autobiográficos: Glen tem fetiche por roupas de angorá, tecido predileto de Wood. No filme, a mulher de Glen ameaça abandoná-lo quando descobre seu "problema". Na vida real, a primeira mulher de Ed Wood o abandonou depois que o flagrou usando sua lingerie.
Bela Lugosi interpreta um personagem místico, "O Espírito", que narra a história: "Este mundo é repleto de pessoas... Pessoas... Todas correndo para algum lugar!" (AB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.