São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Onde Impera a Traição
Record, 10h15.
(Duel at Silver Creek). EUA, 1952, 77 min. Direção: Don Siegel. Com Audie Murphy. Murphy é Silver Kid, pistoleiro que ajuda xerife frouxo a combater bando de assassinos. É Siegel que mantém o interesse pelo filme, toureando um Murphy impoluto como sempre.

Cheque em Branco
SBT, 14h.
(Blank Check). EUA, 1994, 94 min. Direção: Rupert Wainwright. Com Brian Bonsall, Karen Duffy. Depois de atropelar um garoto, ladrão lhe passa um cheque em branco e dá no pé. O menino preenche-o no valor de US$ 1 milhão. O ladrão pira.

Bancando a Ama-seca
Rede TV!, 14h.
(Rock-a-bye Baby). EUA, 1958, 103 min. Direção: Frank Tashlin. Com Jerry Lewis. Atriz por quem Jerry é apaixonado tenta impedir que os fãs saibam que ela é mãe de trigêmeos. E ele torna-se babá das crianças. Um dos grandes momentos da associação entre Tashlin e Lewis.

Falcão do Mar
Bandeirantes, 16h.
(Captain Horatio Hornblower). EUA, 1951, 117 min. Direção: Raoul Walsh. Com Gregory Peck, Virginia Mayo. Horatio Hornblower é o capitão que se bate pelos ingleses nos mares durante as guerras napoleônicas. As alianças políticas mudam o tempo todo, mas há outras histórias de alianças a resolver: Horatio ama lady Welleslay (Mayo), mas é casado. Ela se casa com outro homem. Muita aventura e sem vulgaridade.

Fogo no Céu
SBT, 16h.
(Fire in the Sky). EUA, 1978, 90 min. Direção: Robert Lieberman. Com D.B. Sweeney, Robert Patrick, Craig Sheffer. Jovem (Sweeney) supostamente raptado por alienígenas reaparece, para descrença geral. Mas os alienígenas virão para dar uma força a essa versão.

Garotos em Ponto de Bala
Rede TV!, 17h.
(The Bad New Bears). EUA, 1976, 102 min. Direção: Michael Ritchie. Com Walter Matthau, Tatum O'Neal. Matthau, veterano treinador de beisebol, encarrega-se de dirigir um time de jovens delinquentes. Vale uma tacada, isto é, uma espiada.

Os Abutres Têm Fome
Bandeirantes, 20h05.
(Two Mules for Sister Sara). EUA, 1969, 110 min. Direção: Don Siegel. Com Clint Eastwood, Shirley MacLaine. No México do século passado, mercenário salva a irmã das mãos de bandidos e tenta levá-la a lugar seguro. Do fascínio do homem pela freira, até a freira propriamente dita, não faltarão surpresas. Belo faroeste.

Moisés
Record, 22h.
(Moses). 1975, 180 min. Direção: Gianfranco De Bosio. Com Burt Lancaster, Anthony Quayle, Irene Papas. Originalmente, uma minissérie sobre Moisés, aquele que conduziria o povo judeu do Egito à terra prometida e recebeu em mãos os dez mandamentos.

A Gaiola das Loucas
Globo, 22h55.
(The Birdcage). EUA, 1996, 117 min. Direção: Mike Nichols. Com Robin Williams, Nathan Lane, Gene Hackman. A versão americana do filme francês beneficia-se da sensibilidade de Mike Nichols e, talvez, da mudança dos tempos. No original, tratava-se com impiedade a homossexualidade, o que não é o caso aqui, embora não se deixe de rir por causa disso.

O Maníaco Bandeirantes, 0h.
(Maniac). EUA, 1980, 85 min. Direção: William Lustig. Com Joe Spinell. O maníaco do título é um especialista em matar mulheres e, depois, arrancar seus escalpos. As referências confirmam tudo de pior que se possa imaginar.

Arte da Sedução
Bandeirantes, 2h.
(Teach Me). EUA, 1997, 87 min. Direção: Gary Delfiner. Com Raasa Leela Shields. Mulher que tem problemas na hora de transar com o marido segue conselhos de amiga e vai a um endereço misterioso, onde embarca em aventura nebulosa.

Cantando na Chuva
Globo, 3h.
(Singin'in the Rain). EUA, 1952, 102 min. Direção: Gene Kelly, Stanley Donen. Com Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor, Cyd Charisse. Um passeio musical pelos primórdios do cinema sonoro. Música, comédia, história e uma pilha de talento. Quer mais o quê?

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Ano 2000 termina com boas risadas

da Redação

Seria um pouco depressivo encerrar o ano com "Nunca sem Minha Filha" (MGM, 17h), peça de propaganda anti-Irã que não se contenta em satanizar o governo iraniano (satanizável, na verdade), mas todo um povo, a que se atribui uma barbárie que, por sorte, existe o cinema iraniano para desmentir.
Passemos ao domingo, quando o Telecine exibe "Melhor É Impossível" (23h30), excelente filme de réveillon. Mais, um filme na medida para o histrionismo de Jack Nicholson, na pele do vizinho sem nenhum humor de um homossexual.
Filme à americana, de atores (também Helen Hunt ganhou Oscar). E, mais, pode-se dar umas boas risadas com ele. (IA)

DOCUMENTÁRIO

National Geographic fala de sacrifícios humanos
O canal mostra, às 22h, o especial "Sacrifício Humano", com um panorama das civilizações que acreditavam no sacrifício humano como uma forma de agradecimento por algum benefício recebido dos deuses. O programa terá reapresentação amanhã, à 1h.

MÚSICA

Vida de Mozart é tema de biografia
Em dois horários -às 8h e às 14h-, o canal Mundo exibe um especial sobre a vida do compositor austríaco, que viveu no século 18 e foi mestre em quase todos os gêneros musicais -ópera, sinfonia, concerto, música de câmara e música sacra.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Só amanhã
Próximo Texto: José Simão: Feliz 2001, macacada! Cuidado com a rolha!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.