São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS/LANÇAMENTOS

"AMOR DE VERDADE"

Desenhos feitos pelo ex-beatle com e para seu filho Sean estão em volume lançado em português

Brasil conhece Lennon "de pai para filho"

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine só. John Lennon agora está nas prateleiras de literatura infantil. Está chegando às livrarias "Amor de Verdade" ("Real Love"), obra póstuma que reúne desenhos que o ex-beatle fez com e para seu filho Sean, hoje com 25 anos.
Lançado pela editora Salamandra, o livrinho sai no Brasil no período em que o mundo todo lembra dos 20 anos da morte de Lennon, completados no dia 8 de dezembro.
A obra foi publicada nos Estados Unidos no ano passado, com o aval da viúva de Lennon, Yoko Ono, que assina a introdução (leia trecho ao lado). Foi ela quem compilou os desenhos que Lennon fez em criação coletiva com seu filho.
O músico começava, Sean complementava os riscos, e Lennon, que já contava com a experiência de ter escrito e ilustrado um livro quando tinha 6 anos, criava legendas para o resultado.
São "peixes paquerando", "um sapo marchando", "uma coruja buzinando", um "carneirinho, carneirão, neirão, neirão" (as traduções das legendas são da escritora infantil Ruth Rocha) e toda uma fauna de animais roxos, azulados ou esverdeados.
Os traços lembram a célebre caricatura que Lennon fez de si, estampada na capa do disco com a trilha sonora do documentário póstumo "Imagine".
Lembram também desenhos do músico incluídos em dois livros de poesias que Lennon publicou enquanto ainda integrava o quarteto de Liverpool. "A Spaniard in the Works" (Um Espanhol em Formação) está esgotado. "In His Own Write" (Em Suas Próprias Palavras) acaba de ganhar uma reedição em capa dura nos Estados Unidos.
Lá, o livro infantil de Lennon que está sendo lançado aqui foi recebido com correria, depois de ampla campanha de marketing.
E os desenhos de "Real Love" (mesmo nome de uma canção que Lennon havia gravado em uma fita demo e que recebeu, postumamente, o acompanhamento dos outros três beatles para a coletânea "The Beatles Anthology") logo pularam dos livros e podem ser encontrados hoje em uma ampla linha de produtos infantis.
Os coelhinhos, tartaruguinhas, elefantinhos e peixinhos de Lennon estão estampados em berços, roupas de criança, caderninhos e álbuns de fotografia.


Livro: Amor de Verdade
Autor: John Lennon
Tradução: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Quanto: R$ 14 (42 págs.)





Texto Anterior: "A Confraria": John Grisham mescla ficção e realidade
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.