UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Apesar da crise, TV paga cresce no Ibope

João Miguel Jr./TV Globo
COMERCIAL Maria Paula e Reinaldo gravam o "Casseta & Planeta" de hoje, que traz o "Prêmio Tabajara 2003"; Reinaldo concorre como Woody Allen, que "participou" do filme dos cassetas

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV paga perdeu cerca de 300 mil telespectadores em 2003, uma queda de 2,3% da base de assinantes, mas, mesmo assim, sua audiência média cresceu 6% em relação a 2002. É o que revela relatório da Globosat, programadora de canais pagos da Globo.
Isso se explica porque a TV paga aumentou sua atratividade entre os assinantes que se mantiveram fiéis. Esses assinantes assistiram mais TV paga em 2003, o que ampliou a participação dos canais fechados na divisão da audiência com as emissoras abertas.
Em novembro, 30,3% do tempo dos assinantes diante do televisor foi dedicado aos canais pagos (contra 69,7% aos canais abertos). Foi a melhor marca desde que o Ibope começou a medir a TV por assinatura, em março de 2001. Superou até setembro de 2002 (30,1%), quando a TV paga deu um salto de audiência por causa do horário eleitoral na TV aberta.
De janeiro a novembro de 2003, a TV paga registrou uma média de 492 mil telespectadores por minuto na média diária (das 6h às 5h59), contra 464 mil em 2002. No horário nobre, essa média subiu de 805 mil telespectadores/minuto para 853 mil.
Cartoon (62 mil telespectadores/minuto), TNT (54 mil), SporTV (50 mil), Nickelodeon (42 mil), Globo News (39 mil), Warner Channel (37 mil), Telecine Premium (33 mil), Multishow (32 mil), Discovery (30 mil) e Fox (30 mil) foram os canais líderes.

OUTRO CANAL

Aleluia
A igreja evangélica Sara Nossa Terra foi autorizada ontem, pelo Ministério das Comunicações, a retransmitir em Manaus, pelo canal 16, o sinal de sua TV, gerado em Brasília. O governo Lula distribuiu poucos canais em 2003 _e quase todos para igrejas.

Fim 1
Gugu Liberato encerrou 2003, o ano em que emplacou a falsa entrevista com "membros" do PCC, com um dos menores ibopes de seu "Domingo Legal" _que só bateu o "Domingão do Faustão" duas vezes no segundo semestre.

Fim 2
O placar do último domingo de 2003 foi de 10 pontos para o "Domingo Legal", contra 23 do "Domingão". Gugu _que reprisou "atrações" dos últimos dez anos_ quase foi alcançado pela Record, que cravou 8 pontos na Grande São Paulo.

Cócegas 1
O chato, mas com chances de emplacar em 2004, "Sob Nova Direção", que a Globo testou anteontem, deu média de 26 pontos no Ibope, contra 19 do SBT. Nada sensacional.

Cócegas 2
O ranking dos quatro programas (nenhum original) que a Globo testou no final do ano no Ibope ficou assim: em primeiro, "A Diarista", com 34 pontos; em segundo, empatados, "Papo de Anjo" e "Sob Nova Direção" (26). E, por último, o melhorzinho deles, "Carol & Bernardo", que deu 21.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Já tô me preparando pros fogos!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.