São Paulo, Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Encrenca federal

João Henrique Netto
Maria Fernanda Cândido em campanha contra o uso de anabolizantes que a Fórmula Academia promove, com exposição de fotos, a partir do próximo dia 10


A mais nova briga de empresários-sindicalistas é entre o presidente da CNI, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, ex-Fiesp, e Stefan Salej, da Federação de Minas Gerais. Envolve o Sebrae e acusações de que o governo está usando os R$ 500 milhões da entidade para financiar, em boa parte, projetos de interesse político.

Na semana passada, Salej pediu demissão do Sebrae. Ele acredita que foi bombardeado pelos representantes do governo por se opor às diretrizes da entidade. Acha que Moreira Ferreira ajudou, pois queria o seu lugar para se projetar. Moreira Ferreira, que é deputado em Brasília, de fato assumiu a cadeira vaga.

Ele nega o complô. Diz que Salej era encrenqueiro e dificultava o relacionamento do Sebrae com os outros industriais.

Zebra
Os técnicos da Caixa Econômica Federal ainda estão buscando uma explicação: nada menos do que 25 mil pessoas já retiraram na instituição os editais de concorrência para a exploração de novas casas lotéricas no Brasil. É muita gente para pouco negócio: a CEF vai autorizar o funcionamento de apenas 2.000 novos pontos-de-venda. As inscrições acabam no dia 10 de fevereiro.

Cacos
O ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, conhecido pelos vinhos excelentes que leva aos jantares que tem com Fernando Henrique no Palácio da Alvorada, chegou de mãos abanando na semana passada. O outro convidado era o governador do Ceará, Tasso Jereissati.

No dia seguinte, Bezerra mandou três garrafas de um bom tinto francês a Pedro Malan. Agradeceu o apoio que recebeu, na briga contra Tasso, para que os fundos constitucionais do Nordeste ficassem sob sua direção.

Lição de casa
A fiscalização do Ministério da Fazenda está examinando, com lupa, o uso que as centrais sindicais fazem do dinheiro do FAT para a promoção de cursos para trabalhadores. A CUT passou no teste. A próxima no alvo é a Força Sindical. A expectativa é grande.

Um outro estudo do governo recomendou que as centrais gastassem menos com consultoria e publicidade - e mais com os cursos propriamente ditos.

Manteiga Ana Paula Arósio ocupa o intervalo entre as gravações de "Terra Nostra" lendo textos que pretende produzir para o teatro assim que a novela terminar. Já leu "Romeu e Julieta", "Sonhos de uma Noite de Verão" e "A Comédia dos Erros", todos de Shakespeare.
E, quando decora os textos da novela, chora igual a uma Giuliana derretida.

Brasa
É cheio de passagens curiosas o livro de memórias de Nelson Motta, "Noites Tropicais", que sai em fevereiro pela Objetiva.
Uma pílula: Roberto e Erasmo Carlos ficaram seis meses sem se falar, em 1965, na época em que apresentavam o programa "Jovem Guarda", na Record. Erasmo não citava o parceiro quando cantava as músicas da dupla no programa de Wilson Simonal.

Telha
Repórter da CNN, a iraniana Christiane Amanpour visitou o seu país 20 anos depois de se mudar para os Estados Unidos. Ela foi filmar o documentário "Revolutionary Journey", sobre as mudanças políticas no Irã.
O maior susto foi encontrar o quarto onde dormia transformado em barracão para indigentes.

Esparadrapo
Conhecido como o pit-stop dos endinheirados que ali se recuperam depois de uma cirurgia plástica, o spa brasileiro Kurotel entrou na última edição da revista americana "W" como um dos dez melhores do mundo.

A propaganda gratuita poderia atrair muitos clientes - não fosse por um escorregão da revista, que disse que a clínica ficava em Bavária, Brasil. O spa, na verdade, fica num bairro de mesmo nome - só que na cidade de Gramado.

Pipoca
O casal Eduardo e Marta Suplicy, frequentadores do parque Ibirapuera, estão intermediando um acordo entre os ambulantes do lugar, seus velhos conhecidos, e a prefeitura. A idéia é que os ambulantes, proibidos de comercializar bugigangas, formem cooperativas para explorar os novos postos de venda que serão construídos.

Cesta básica
Os italianos vão tomar vinho de caju. A invenção, brasileira, é de pequenos agricultores da Serra do Mar, no Rio Grande do Norte, um ex-assentamento da reforma agrária que virou município. Eles vão levar a bebida à Fieragricola, de Verona. Para explorar o mercado internacional, os novos empreendedores, com apoio do programa de agricultura familiar, incluíram na bagagem castanhas, mel, rapadura e doces.

CURTO-CIRCUITO

André Lara Rezende, que detesta jornalistas, vai dar aulas para jornalistas. Ele será professor, ao lado de Cláudio Haddad, de um curso de economia no Ibmec Business School, em fevereiro.
Milton Seligman, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, está na Itália. Ele participa de umseminário, ao lado de Domenico De Masi, sobre o cenário político europeu.
Marcos Azambuja, embaixador na França, recebeu Jô Soares e Paulo Henrique Cardoso para um jantar em Paris. PHC continua chateado por causa da encrenca do avião da Varig.
Luiz Ruffato lança amanhã, no bar Balcão, o livro "Os Sobreviventes". Editada pela Boitempo, a obra é uma ficção sobre pobreza e violência na atualidade.
O Memorial da América Latina abre amanhã "Homenagem a Miguel Ángel Astúrias." A exposição sobre o escritor guatemalteco (1899-1974), que estudou os mitos da cultura maia, terá painéis, livros e pôsteres da Guatemala.
Luciano Szafir abre hoje filial do bar Democrata no Tatuapé. O local imita uma vila paulistana dos anos 50.

BATE-PAPO

Revirando o baú do Raul

Todos os dias, ele abraça e beija Maria Fernanda Cândido, a mulher brasileira mais bonita do século 20 (é o que acham os telespectadores do "Fantástico", e mais uma porção de outros homens e mulheres). Na semana passada, às 21h, bem no meio da novela, Raul Cortez bateu um papo com esta coluna:
Desculpe. Você estava vendo a novela?
Não. Geralmente, nesta hora, estou decorando o texto do dia seguinte.
Paola ou Giuliana?
Ah! A Paola. Ela já veio com embalagem de namorada, amante, mulher. A Giuliana é filha de amigo. Então, a gente encara diferente.
Gumercindo ou Francesco?
Francesco, porque é bem-humorado, temperamental, passional. O Gumercindo é mais tenso, regulado.
Você sabe que os homens estão te invejando loucamente, né?
Sei. E as mulheres estão invejando ela loucamente (risos).
Você já namorou alguém bem mais novo?
Nem me ocorreria isso. Gosto de pessoas independentes, que me ensinem coisas. Com os mais jovens, você tem que paternalizar, mostrar caminhos. Isso me cansaria muito. O que eu acho estranho na relação da Paola com o Francesco é ela gostar por ele. Por isso o romance interessou o público.
Deve ter pessoas jovens que se encantam por você.
Não sei. Pode ser. Não levo muito a sério. Fico meio confuso. Não sei se é interesse mesmo, se é admiração...
Você está apaixonado?
Não. Estou solteiro. Trabalho tanto que nem dá tempo de sentir carência. Tenho que esperar terminar esse trabalho para poder olhar para os lados.
Fernando Pessoa ou García Lorca?
Gosto mais do Lorca, que é mais extravasado. Pessoa é talvez mais interessante. Só que é para dentro, introspectivo.
Quem merece um beijo na boca?
Só quem você gosta realmente. Quando vacila, aí vai na testa ou na bochecha.
E quem não merece?
Quem tem mau hálito.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Com colaboração de AUGUSTO PINHEIRO, LYDIA MEDEIROS e THIAGO STIVALETTI



Texto Anterior: Filmes e TV Paga
Próximo Texto: Outro Canal: Quadro de Márcia Peltier vira programa na Band
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.