São Paulo, Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA SUNDANCE

Mulheres vencem Sundance

AMIR LABAKI
enviado especial a Park City

Reafirmando a forte representação feminina no festival deste ano, dois dos três principais vencedores do Sundance Film Festival 2000 foram filmes dirigidos por mulheres. O evento terminou ontem, nos Estados Unidos.
O drama esportivo "Girlfight", da estreante Karyn Kusama, dividiu o Grande Prêmio do Júri na disputa entre os longas de ficção com o drama familiar "You Can Count on Me", do também estreante Kenneth Lonergan.
Por sua vez, o Grande Prêmio entre os documentários ficou com "Long Night's Journey into Day", em que Frances Reid e Deborah Hoffmann acompanham os trabalhos da Comissão para a Verdade e a Reconciliação na África do Sul.
"Girlfight", sobre uma pobre jovem nova-iorquina que tenta fazer carreira no boxe, valeu a Kusama também o prêmio de melhor direção. Centrado no reencontro de um casal de irmãos de trajetórias distintas quando adultos, "You Can Count on Me" conquistou ainda para Lonergan o prêmio de melhor roteiro.
O maior número de prêmios (três) foi atribuído a "Dark Days", de Marc Singer. O documentário acompanha o cotidiano de um grupo de sem-teto em Nova York.


Texto Anterior: Cinema Sundance: Dois livros resumem a ascensão do festival
Próximo Texto: Quadrinhos: HQ de Gaú expõe "a vida como ela é'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.