São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
'Imperador' deixa todo mundo nu

ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

Uma grande caixa de madeira (39cm X 32cm) que se abre como um livro ou um jogo infantil. Dentro, um laço de cetim marrom envolve seu conteúdo, convidando aos sentidos como bombons refinados.
Assim o "imperador" da moda, o estilista alemão Karl Lagerfeld, apresenta sua edição especial da "Visionaire", batizada "As Roupas Novas do Imperador", que acaba de chegar ao Brasil e já está à venda na livraria Toc na Cuca, em São Paulo.
Mix de revista de moda com livro de arte, a "Visionaire" chega à sua 23ª edição e se consagra como o objeto mais cobiçado do Planeta Fashion. Não é para menos: o "kaiser" Lagerfeld assume a câmera fotográfica e deixa nu todo o mundo da moda, incluindo as mais enjoadas supermodelos.
O que dizer da desconcertante imagem de Linda Evangelista absolutamente despida? Não bastasse o ineditismo da situação (Linda nunca fez nem sequer lingerie), a modelo canadense desnuda duas marcantes cicatrizes -uma sobre o pulmão esquerdo; outra no baixo ventre. Consequências dos problemas de saúde sofridos pela modelo nos últimos quatro anos, sempre dissimulados por ela e comentadíssimos no meio.
Na foto, Linda aparece gargalhando, como em resposta a todo o falatório -talvez de fato a melhor ilustração para esta "Visionaire".
"As Roupas Novas do Imperador" concentra ambiguidades tão cínicas que parece improvável não terem sido feitas antes. A brincadeira provém do clássico "A Roupa Nova do Imperador", escrito em 1837 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen.
Trata-se da parábola do rei vaidoso e fútil, que só se importa com roupas (leia trechos nesta página). Enganado por dois impostores, termina por desfilar em público vestido por um tecido "invisível aos muito estúpidos", até ser desmascarado pela espontaneidade de uma criança. "O rei está nu!" -diz a célebre frase.
Lagerfeld se aproveita ainda do trocadilho com seu apelido na mídia (kaiser significa imperador, em alemão) e, nas imagens, evoca mestres do nu como os americanos Robert Mapplethorpe e Bruce Weber. Para garantir a naturalidade necessária utiliza desde recursos fotográficos de revelação à simples maquiagem corporal.
Entre os retratados, as atrizes Demi Moore, Julie Delpy e o ator Rupert Everett. É de Moore, aliás, um dos momentos mais reveladores do projeto: possivelmente pela primeira vez, vislumbram-se mais as consequências de três gestações e de seus 35 anos do que sua engenharia aeróbica.
Menos esculpidas -e talvez mais perfeitas-, as imagens das modelos Amber Valetta, Carla Bruni, Esther, Chrystelle, Kristen McMenamy e Jodie Kidd conquistam pela delicadeza e veracidade.
Apenas um brasileiro aparece no livro, o modelo Ivan Abujamra, 20, uma das novas sensações do mercado internacional. Paulistano, Ivan mora agora em Paris, onde estrela campanhas disputadas como a de Valentino, bem como desfiles e editoriais de moda. Fotografou para Lagerfeld há cerca de dois meses na casa do próprio estilista, de perfil e braços cruzados. Como um imperador, talvez.


Livro: Visionaire nº 23
Autor: Karl Lagerfeld
Quanto: R$ 210, em média Onde encontrar: livraria Toc na Cuca (av. Nove de Julho, 5.485, Jardim Paulista, São Paulo, tel. 011/852-2030)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.