São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Replay" harmoniza circo e tecnologia

free-lance para a Folha


Um diretor experiente se alia a um autor estreante. A mais avançada tecnologia de palco é somada a artifícios cênicos tradicionais. Com essas características extremas, chega a São Paulo a peça "Replay", de Max Miller, com direção de Gabriel Villela e interpretações de Raul Gazolla, Cláudio Fontana, Vera Zimmermann, entre outros.
A montagem foi apresentada com sucesso no 9º Festival de Teatro de Curitiba e utiliza o sistema de som LCS (Level Control System) pela primeira vez no teatro brasileiro. Comum nos espetáculos de Nova York e de outros centros do mundo, a tecnologia permite ganho na emissão de som, explorar melhor a polifonia em cena e o uso de recursos multimídia. O LCS chega ao país por meio do produtor Neylor Toscan e do responsável pelo projeto de áudio, André Geraissati.
"Replay" é a história de Beto (Raul Gazolla), um homem que, aos 50 anos, faz uma visita ao seu passado. Em oito esquetes, são estabelecidas narrativas paralelas. Um telão com cenas pré-gravadas garante o diálogo entre os mundos da realidade e da memória.
O personagem se encontra com si mesmo 30 anos mais jovem e faz um inventário emocional.
Para dar esse caráter às cenas, Gabriel Villela incorporou artifícios como a figura do "clown", elementos da "commedia dell'arte" e a linguagem radiofônica.
"Havia a necessidade de um espaço que viabilizasse a união de todos esses dispositivos. Nada melhor que um teto de lona e a anatomia de picadeiro para caber tudo", comenta o diretor, sobre a escolha da sintaxe de circo para a montagem.
Da "commedia dell'arte", ele trouxe a imagem do arlequim para compor o jovem Beto (Cláudio Fontana). "Todo jovem é meio arlequim, apto a traquinagens", explica Villela.
Max Miller, 25, é iniciante como autor teatral, mas tem experiência em literatura. Escreve desde a infância e tem livros infantis e de poesias publicados. "Replay" foi concebida a partir de contos que estão sendo lançados também em livro. Algumas histórias entraram na íntegra na peça.
Miller também compôs as letras de quatro canções originais do espetáculo que foram musicadas por Milton Magalhães.
(MARINA MONZILLO)


Peça: Replay
Onde: TBC (r. Major Diogo, 315, Bela Vista, tel. 0/xx/11/3104-5523)
Quando: hoje, às 21h. De qui. a sáb., às 21h e dom., às 19h.
Quanto: R$ 25 (qui. e sex.) e R$ 30 (sáb. e dom.)


Texto Anterior: "Crimes" traz autor redivivo
Próximo Texto: Atores fazem a farra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.