São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
E começam as inscrições do Boa Mesa 2000

CRISTIANA COUTO
especial para a Folha

O melhor confeiteiro do mundo. O primeiro curso de culinária da Le Cordon Bleu no Brasil. Um leilão de vinhos comparável aos que acontecem em Londres e Nova York.
Essas são as principais novidades prometidas para este ano pelo Boa Mesa, o maior evento de gastronomia da América Latina, que acontece em São Paulo, de 3 a 7 de maio, no Centro Têxtil Internacional. O confeiteiro em questão é o chef pâtissier François Payard, de 34 anos, considerado, por Alain Ducasse -o chef mais estrelado da França-, o melhor da atualidade.
Payard está na programação de aulas do Boa Mesa, onde realiza duas aparições mostrando alguns dos segredos que executa em seu restaurante e confeitaria de Nova York, o Payard Pâtisserie & Bistrô. A grande estrela deste ano integra uma programação de 58 aulas no evento.
São aulas de culinária com nomes famosos da gastronomia como os chefs Claude Troisgros e Francesco Carli (respectivamente dos restaurantes Claude Troisgros e Cipriani, no Rio de Janeiro), a confeiteira Mari Hirata (da confeitaria Toraya, em Tóquio), que vem pela terceira vez ao evento, os jovens chefs -que atuam em São Paulo- Alex Atala (restaurantes Namesa e Dom), Carla Pernambuco (Carlota e Carlotinha) e Carlos Siffert (Tambor).
Uma das estréias deste ano é a presença do chef número um do Fasano, o italiano Salvatore Loi, de 39 anos, ainda há pouco mantido sob "resguardo" da mídia desde sua chegada ao Brasil, no final do ano passado.
As aulas incluem também degustações de vinhos de Portugal, França e Itália, além de outras que buscam novas abordagens na sempre delicada combinação de comidas e bebidas -como foie gras e vinhos. Entrando no sexto ano de vida, o evento, idealizado pelo jornalista gastronômico Josimar Melo (colunista da Folha), traz também como novidade dois cursos da centenária escola francesa Le Cordon Bleu de Paris.
A escola promove, no Boa Mesa, dois cursos de oito aulas (expositivas e práticas) cada um: um de cozinha salgada, com o tema "Aves", e outro, de confeitaria, com o tema "Chocolate". Para os amantes do vinho, a novidade será o leilão de vinhos raros, que acontece em duas fases, em 5 e 6 de maio (veja quadro). Mais de 150 expositores, ocupando uma área de 3.500 m2 no salão Expogourmet, completam o evento.
Outra novidade da sexta edição do Boa Mesa é a abertura de inscrições na Internet. A partir de sexta-feira, os interessados podem acessar o site www.basilico.com.br e inscrever-se.


Texto Anterior: "Inferno": Van Damme se repete
Próximo Texto: Vinhos raros são leiloados na feira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.