São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Ivan Junqueira é eleito para a ABL

da Sucursal do Rio

O poeta, jornalista e tradutor Ivan Junqueira, 65, foi eleito ontem à tarde para suceder João Cabral de Melo Neto na ABL (Academia Brasileira de Letras).
A vitória de Junqueira foi uma das mais amplas já ocorridas na instituição. O eleito recebeu 32 dos 37 votos em disputa. Seu concorrente, o poeta cearense Artur Eduardo Benevides, 76, obteve três votos. Dois acadêmicos não votaram.
"Minha eleição foi obra do destino. Perdi na primeira, mas fui eleito para suceder um grande amigo e um grande poeta", disse Junqueira à Folha, pouco depois de receber a notícia de sua eleição.
O poeta já havia concorrido à vaga do filólogo Antonio Houaiss, morto em março do ano passado, mas perdeu para Afonso Arinos de Melo Franco.
No momento, o escritor se dedica a finalização de um livro de ensaios sobre os poetas T. S. Eliot, Baudelaire e Dylan Thomas, a ser lançado em agosto pela editora Record.
Junqueira é autor, entre outros títulos, de "A Rainha Arcaica", prêmio nacional de poesia do Instituto Nacional do Livro em 1981, e de "A Sagração dos Ossos", prêmio Jabuti de poesia em 1994.
Em 1985 recebeu da ABL o prêmio Assis Chateaubriand, um dos mais importantes da instituição, pelo livro de ensaios "À Sombra de Orfeu".
O escritor e poeta também se destaca como tradutor. Ele já traduziu obras como "As Flores do Mal", de Charles Baudelaire e "Poemas Reunidos 1934-1953", de Dylan Thomas.
Com a eleição de Junqueira, resta uma vaga a ser preenchida na ABL -a do cientista Carlos Chagas Filho, morto em fevereiro. A eleição deverá ser marcada para uma data em torno do dia 20 de julho. Por enquanto há apenas um candidato inscrito: o embaixador Alberto da Costa e Silva, 68.


Texto Anterior: Decisão da Prefeitura de SP pode adiar a estréia de Jô na Globo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.