São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE
Ronnie Von tropicalista?

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguém aí sabe que em 1968 o "pequeno príncipe" da jovem guarda Ronnie Von concebeu e lançou um disco tropicalista? Pois sim. Descobridor dos Mutantes e próximo de Caetano Veloso no pré-tropicalismo, ele contou com Arnaldo Saccomani em sua tentativa de inserção tropicalista.
"Ronnie Von" traz paródia (sample?) de Orlando Silva, jingles comerciais entre as faixas, orquestrações à Rogério Duprat de Damiano Cozzella, parafernália tropicalista à toda. Ronnie acumulava direitos de precursor sobre o tropicalismo, mas não deixava de aderir ao oportunismo de embarcar na nova locomotiva.
As letras em geral eram ingênuas demais, mas se lançava aí a lancinante dupla Luis Vagner-Tom Gomes, fundamental a seguir na criação de baladas soul para Simonal, Tony & Frankye e outros semi-esquecidos.
Se há 30 e tantos anos os "popularescos" pinçavam dos "radicais" dissonâncias, ousadias e desabusos para enviá-los ao pop de massa, hoje tudo é diferente. Fazendo da moça Hannah Lima o que fez para a Abril, Saccomani hoje só joga o óbvio no ululante: rouba a banalidade americana para atirá-la à banalidade brasileira.
O direcionador de talentos se confinou a isca para novos peixes-sabonete, enquanto Ronnie Von, ex-promessa de talento pop, virou apresentador de programa gastronômico na TV. O mundo não é um lugar bonito. (PAS)



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Quem andou com Saccomani
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.