São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2010

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Fashion Rio encontra eixo de estilo

Saem desfiles copiados das cartilhas dos birôs de tendências e entram marcas com alguma ambição criativa

Grifes entraram na onda da valorização do Rio como destino turístico badalado e anfitrião de eventos esportivos
VIVIAN WHITEMAN
PEDRO DINIZ
ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

Depois de duas temporadas de transição, com mudanças de peso no elenco, na infraestrutura e nas regras de organização, o Fashion Rio está entrando também num novo eixo de estilo.
Nos três primeiros dias da temporada primavera-verão 2011, que começou na última quinta, dois elementos se destacam no conjunto das coleções: a tentativa do resgate de uma moda mais autoral e menos pasteurizada e o desejo explícito de assumir a leveza do verão carioca como ponto de partida.
Apesar da diferença abissal de qualidade entre as grifes, que permanece, mesmo com todas as mudanças no time de estilistas do evento, o Fashion Rio deixou de ser uma passarela da mesmice.
Saem os desfiles copiados e colados das cartilhas dos birôs de pesquisa de tendências e entram marcas com alguma ambição criativa, procurando novidades entre erros e acertos.
As grifes também entraram na onda da valorização do Rio como cidade-símbolo de um certo estilo descolado -berço da moda praia mais cobiçada do mundo, destino turístico badalado e anfitrião de grandes eventos es- portivos.
O clima balneário-chique apareceu bem representado em coleções de grifes como Totem e Graça Ottoni. Esse "espírito" do verão carioca, que aparece nas roupas menos como estereótipo tropical e mais como um foco de estilo apoiado em objetivos comerciais bastante claros, se encaixa nos planos de Paulo Borges, diretor do Fa- shion Rio.
O casual-chique com ares de praia tem aumentado os lucros de grandes grifes, como Chanel e Dior, por meio das chamadas "cruise collections". São essas coleções, leves, de meia-estação e com alto potencial de vendas, que Borges pretende consolidar no calendário carioca.
Entre os melhores desfiles, até o terceiro dia do evento, o grande destaque ficou para a grife Lenny, com seus maiôs e biquínis de faixas (estilo Lady Gaga), modelagem impecável e peças em chamois (couro finíssimo).


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