São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SILVA

Alien Force
Bandeirantes, 13h35.
(Alien Force). EUA, 1997, 85 min. Direção: Ron Ford. Com Tyrone Wade, Roxanne Coyne, Michael Wayne. Uma quantidade infinita de alienígenas predadores desembarcam na Terra, trazidos por um meteoro. Mas estão mortos. O último sobrevivente da espécie tenta ressuscitá-los, a fim de dominar a Terra. Um espírito encarnado no corpo de um campeão de artes marciais é quem pode nos salvar de um destino ingrato. A mistura tem consequências piores que leite com manga.

Tarzã e o Grande Rio
SBT, 14h20.
(Tarzan and the Great River). EUA, 1967, 99 min. Direção: Robert Day. Com Mike Henry, Jan Murray. Tribo tenta escravizar habitantes das aldeias vizinhas. Tarzã está por lá para pôr ordem na casa. Nada de Johnny Weissmuller, mas ainda é aquele bom e velho Tarzã que passava nas sessões da tarde dos anos 80.

Desafio Mortal
Globo, 15h55.
(The Quest). EUA, 1995. Direção: Jean-Claude Van Damme. Com Jean-Claude Van Damme, Roger Moore, Janet Gunn. Van Damme é um acrobata que aceita trabalhar para a máfia local de Nova York, em 1923. Não faz muito bem seu trabalho e, para escapar dos seus patrões, entra clandestinamente em um navio. Vai parar no Oriente e se torna o maior lutador de lá. Van Damme se arriscou na direção, mas de boas intenções o inferno está cheio...

Sahara: Em Busca da Sobrevivência
Bandeirantes, 21h55.
(Sahara). EUA, 1995, 106 min. Direção: Brian Trenchard-Smith. Com James Belushi, Mark Lee. O sargento Belushi comanda tanque que foge pelo Saara, após ser atacado pelos alemães, em 1942. Refilmagem para TV do filme do inglês Zoltan Korda, de 1943. Apesar de Belushi não ajudar muito, é entretenimento razoável.

A Guerra de Logan - Em Nome da Honra
Globo, 21h55.
(Logan's War: Bound by Honor). EUA, 1998. Direção: Michael Preece. Com Chuck Norris, Eddie Cibrian, Joe Spano. Não bastasse o baixinho Van Damme à tarde, a emissora põe outro estatura (artisticamente) baixa no dia. Homem que presenciou execução de sua família aguarda 15 anos para iniciar sua vingança. Calma, não é Norris, que aqui já está beirando os 60 anos de idade, nesse telefilme. Inédito.

Intercine
Globo, 1h44.
O clássico "Disque M para Matar" (1954, de Alfred Hitchcock, com Grace Kelly, Ray Milland) e o drama "O Jogo da Verdade" (1995, de David Anspaugh, com Elizabeth Perkins, Whoopi Goldberg) são os títulos que o espectador deve escolher para o primeiro "Intercine" da semana.

Os Deuses Devem Estar Loucos 3 - Loucuras na China Globo, 3h40.
(The Gods Must Be Funny in China). China, 1994, 105 min. Direção: Dickson K N Tso. Com Ni Xao, Kent Cheung. Nativo africano vai à China para participar de uma corrida e acaba protegendo um urso panda que é perseguido pelos organizadores da prova. O primeiro da série, não haja dúvida, foi o melhor.

TV PAGA
A morte de um título no cinema

ESPECIAL PARA A FOLHA

Não bastassem as traduções infames que muitos filmes recebem, "Os Vivos e os Mortos" (Telecine 3, 14h45), último filme de John Huston, ganha o nome de "Os Mortos e os Vivos" no guia de programação da NET. Antes de ser risível, o erro mostra um problema ainda maior: o desprezo pelo título de uma obra.
No cinema (como em qualquer outra arte), um título é parte quase essencial da obra. É com ele que o público vai se identificar ou não, discutir o filme e até divulgá-lo. Um espectador pode passar os olhos na programação da revista, e não se dar conta de que trata-se de um dos melhores filmes de Huston. Obra-prima, aliás, cujo nome original é "The Dead" (Os Mortos). (PS)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Rumo e estratégia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.