São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL
Governo cria nova classificação e prepara multas para este ano

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro José Gregori (Justiça) assina nesta semana portaria que cria a faixa de classificação de 16 anos, que na TV equivale ao horário das 22h.
A rigor, a regra não muda nada na programação, mas é um passo para outra portaria, a ser editada até dezembro, que vai prever multas para quem não cumprir a classificação.
Até agora, os programas de TV e filmes eram classificados como livres (exibição até as 20h), impróprios para menores de 12 anos (exibição após as 20h), inadequados para menores de 14 anos (após as 21h) ou para menores de 18 anos (23h). Na nova faixa de 16 anos, entrariam programas como o de Ratinho, no SBT, e filmes que sugerem o uso de drogas.
Atualmente, a classificação dada pelo Ministério da Justiça é apenas indicativa -as emissoras não sofrem sanções se não cumpri-la. Segundo Elizabeth Süssekind, secretária nacional de Justiça, além de multas, o governo deverá criar mecanismos de fiscalização da programação das emissoras de TV.
A idéia de Gregori é estimular as emissoras a controlar as cenas de sexo, violência e uso de drogas na programação.

Teen 1
O "Turma da Cultura" acabou mesmo. A TV Cultura anuncia hoje que o programa será substituído pelo "RG", apresentado por Sonia Francine, a Soninha, ex-MTV. O "RG" estréia dia 7, às 16h30, e pretende conquistar o público adolescente que assistia ao "Programa Livre", do SBT, que já foi exibido nesse horário.

Teen 2
A TV Cultura acabou com o "Turma da Cultura" baseada em pesquisa que reprovou o nome e o horário em que o programa era exibido (19h). Os próximos programas a serem pesquisados serão o "Musikaos" e o "Vitrine".

Sem Limite
Luciano Huck tumultuou o Terminal Rodoviário do Tietê na última sexta. Vestido de motorista de ônibus, ele gravou o quadro "Caldeirão no Limite", em que familiares de dois participantes do programa "No Limite" disputam uma gincana "urbana". Na rodoviária, os parentes de Hilca e Andréia tiveram que conseguir o maior número de estrangeiros e de escovas de dentes, entre outras provas.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.