São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Indústria não terá como cumprir lei do chip na TV

Divulgação/AXN
BICO
Em descanso do 10º Rally dos Sertões, o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, brinca de repórter para o canal AXN; o programa será exibido no sábado, às 20h, para 23 países da América Latina


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes não conseguirão cumprir a lei que determina que os aparelhos de TV tenham, a partir de 29 de dezembro, chips bloqueadores de programas.
A lei, assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no fim de 2001, tem a intenção de dar aos pais a possibilidade de controlar o que os filhos assistem.
A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) afirma que a regulamentação da lei deveria ter sido apresentada pelo governo até 27 de junho para que a indústria pudesse se preparar a tempo.
O dispositivo será usado para bloquear programas com sexo ou violência. É necessário que as redes de TV enviem códigos que possam ser captados pelo chip. Para que a fabricação comece, entretanto, é necessário que se definam os detalhes da lei na regulamentação. A tarefa é do Ministério da Justiça, responsável também pela classificação de programas de TV. A recente troca de ministros e a proximidade das eleições são alguns dos fatores que estão atrasando a regulamentação.
Os fabricantes, que já enfrentam queda nas vendas de TVs, dizem que a implementação do chip irá encarecer ainda mais o aparelho para o consumidor final.

OUTRO CANAL

Vitrine 1
Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band, está enlouquecido com os pedidos de ingresso para a platéia do debate com presidenciáveis, no domingo. E não são só políticos que disputam as 150 cadeiras do estúdio. Tem até socialite na fila. A emissora deixará 50 de pé e colocará 400 em uma sala vip.

Vitrine 2
A Band realizará um debate com os vices de Lula, Ciro, Serra e Garotinho no próximo dia 18. E já fechou com os candidatos as datas do segundo turno: 14 de outubro para os que disputam o governo e 16, o Planalto. O martelo foi batido anteontem.

Painho
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou anteontem a transferência de controle da Televisão Salvador Ltda. (a TVA de Salvador). Os atuais donos, Arthur Leite da Silveira Filho e Manuel Tanajura Filho, ligados a Antonio Carlos Magalhães, passam as ações para Renata Vianna de Magalhães e Fernanda Magalhães Mata Pires, familiares do ex-senador.

Cadeiras
O contrato de Gilberto Barros, o Leão, com a Record vence hoje. E a Bandeirantes aproveita para anunciar a estréia de sua atração, na segunda quinzena de setembro. Serão cinco horas ao vivo, todos os sábados, com "games" e "jornalismo".

E-mail - laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: José Simão: Agora vai! FHC manda atrelar o Serra ao dólar!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.