São Paulo, sexta, 31 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

Polícia já apreendeu 158 peças desde abril

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A Polícia Civil de Minas Gerais já identificou os integrantes de uma quadrilha que roubou cerca de cem imagens de igrejas e museus mineiros nos últimos quatro anos. As peças roubadas eram levadas principalmente para São Paulo.
Dois acusados de integrar a quadrilha, Marcos Machado e Walter Antônio Gomes, estão presos na Superintendência da Polícia Federal de Belo Horizonte desde abril, quando foram capturados durante uma tentativa frustrada de roubo perto de Mariana (MG).
A partir da prisão deles, já foram recuperadas, em antiquários de Campinas e São Paulo, nos últimos quatro meses, 158 peças roubadas, incluindo as 82 apreendidas na segunda-feira passada. A polícia também identificou como participante da quadrilha Daniel Toledo da Silva, ex-funcionário do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, que foi indiciado e permanece em liberdade.
A quadrilha começou a ser investigada pela Delegacia Regional de São João Del Rei (MG) em 1994, quando houve um roubo de imagens sacras do século 18 na cidade histórica de Tiradentes (MG).
Segundo o padre Ademir Longatti, foram levadas uma imagem de Nossa Senhora das Dores e outra de Nossa Senhora dos Remédios. O padre disse que a imagem de Nossa Senhora dos Remédios foi a primeira peça a ser recuperada, ao ser reconhecida em Tiradentes no ano passado, quando uma antiquária tentava vendê-la na mesma cidade.
Até ontem, policiais de São João Del Rei ainda permaneciam em São Paulo para buscar indícios contra receptadores e antiquários paulistas.
O delegado regional de São João Del Rei, Ademir Quintino, foi procurado por telefone, mas se negou a falar com a reportagem da Agência Folha.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.