São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA/LANÇAMENTOS

New Order inquebrável


Banda seminal do pop dançante inglês volta mais coesa em "Get Ready", após oito anos sem lançar disco inédito


CLAUDIA ASSEF
DA REPORTAGEM LOCAL

Dupla boa notícia para quem gosta de pop dançante: o novo CD do New Order, banda-ícone dos anos 80, é bom mesmo. E o melhor: você vai poder comprar a versão nacional de "Get Ready" hoje mesmo, já que a gravadora Warner resolveu lançar o disco no Brasil na mesma data em que ele sai na Inglaterra -antes mesmo do lançamento nos EUA, marcado para outubro.
Nascido das cinzas do grupo de pós-punk Joy Division, o New Order, surgido em 1980, em Manchester (Inglaterra), guiou e/ou influenciou praticamente toda a produção de música dançante feita desde então.
Oito anos após o lançamento de "Republic", a banda ressurge sem a tecladista Gillian Gilbert, mas volta com o baixo característico de Peter Hook, a bateria assertiva de Stephen Morris e a voz meio desengonçada de Bernard Sumner, que agora resolveu aumentar o volume de sua guitarra.
Quando começou, misturando música eletrônica e guitarra, o New Order mostrou que estava anos-luz à frente de seu tempo. Agora, já não precisa provar nada para ninguém.
"Crystal", a música que abre o disco, diz a que a banda veio. Tem guitarras sujas, bateria certinha e o baixo marcante de Peter Hook. "Somos como cristal/ Quebramos facilmente", canta Sumner. A ironia é que aqui o New Order aparece mais coeso do que nunca.
A música "60 Miles an Hour" remete ao New Order de "Power, Corruption & Lies", disco de 1983. Som para dançar. Alegre, mas com fundinho triste, como o New Order de sempre.
Billy Corgan, líder do extinto Smashing Pumpkins, aparece no backing vocal de "Turn My Way". A voz melancólica de Corgan encaixa na canção lenta que fala sobre descontentamento.
"Primitive Notion" é New Order entre o rock e a pista de dança. Summer canta: "Já fiz isso antes e vou fazer de novo/ Queria que tudo fosse como no começo". E realmente é.

Get Ready    
Banda: New Order
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Literatura: Concurso em BH encerra inscrições hoje
Próximo Texto: Ruído: Lobão faz projeto com Prefeitura de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.