São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Zeca Camargo embarca em sua segunda volta ao mundo

Zeca Camargo, agora apresentador titular do "Fantástico", inicia no próximo dia 12 sua segunda volta ao mundo. Desta vez, a viagem durará só 36 dias e servirá para mostrar dez patrimônios da humanidade, alguns deles ameaçados. Em 2004, Camargo fez uma viagem de quatro meses pelos cinco continentes, e o público escolhia as cidades que visitava.
Desta vez, os locais foram previamente escolhidos, mas nem por isso a correria será menor. Camargo ficará três dias em média em cada lugar.
"Foram dois anos de negociações", conta o jornalista, que teve de ir a Paris e Brasília discutir detalhes com a Unesco (que concede os títulos de patrimônios da humanidade). "Mas a Unesco não cuida desses locais. Quem cuida é uma ONG, geralmente. Cada lugar é uma negociação à parte e complexa. Faltando três semanas para o início da viagem, ainda há quatro pendências", conta.
Uma dessas pendências era justamente o primeiro país a ser visitado, na África. O escolhido teve de ser descartado, por falta de segurança. "Outro lugar que a gente pretendia ir fica na Geórgia, mas agora [após o conflito do país com a Rússia], não dá", revela.
Camargo organizou um roteiro que foge de lugares óbvios, como as pirâmides do Egito. Os dois primeiros países são africanos. Depois, o jornalista passará por Kosovo, seguirá para a Ásia (quatro países, incluindo Mongólia, onde documentará um patrimônio cultural, os povos nômades) e Canadá. Chile e Peru, na América Latina, já foram visitados.
A série se chamará "Isso Aqui É Seu", deve estrear em novembro e renderá um livro.

O FINO DA BOSSA

Caberá ao brasiliense Mateus Solano (foto), 27, interpretar o compositor Ronaldo Bôscoli (1928/1994) na microssérie "Maysa", que a Globo exibe no início de 2009. Bôscoli, um dos pais da bossa nova, namorou a cantora Maysa. Apesar de a relação ter sido muito rápida, Bôscoli terá destaque na microssérie, por causa de sua influência sobre a carreira de Maysa, que gravou várias músicas suas. Escolhido pela semelhança com o compositor, Solano já fez algumas pequenas participações em programas da Globo, mas nada relevante. Ele também está em "Linha de Passe", novo filme de Walter Salles e Daniela Thomas.

DIABO LOIRO
Alexandre Durão/Folha Imagem
Vera Holtz, caracterizada como a vilã Violeta, posa no Projac (central de estúdios da Globo)

Tem um quê de Meryl Streep em "O Diabo Veste Prada" (2006) e de Catherine Deneuve em "A Bela da Tarde" (1967) o visual de Vera Holtz em "Três Irmãs", na definição da própria atriz. Vera retorna às novelas na pele de outra vilã, Violeta, que cultua uma bela cabeleira prata. Após anos de tinturas, a atriz revela que ficou surpresa e feliz ao descobrir que a cor de seus cabelos é essa mesma. "A Violeta tem uma exuberância muito grande, é rica, não se esconde na idade, é primeira pessoa e acabou. Por isso, não pinta os cabelos", conta.

PANELAS 1
A Globo quer faturar alto com "Super Chef", novo reality do "Mais Você", que estréia dia 8. Venderá pela internet a maior parte dos objetos de cena, como panelas, utensílios de cozinha, geladeiras, fogões, aventais, uniformes e até tamancos.

PANELAS 2
"Super Chef" será o "Big Brother" dos cozinheiros. Reunirá 14 participantes, confinados em hotel. Durante 11 semanas, eles passarão por curso de gastronomia, maratonas de provas, degustações, administração de restaurante e paredões.

PASQUIM 1
O escritor, desenhista e jornalista Ziraldo vai virar apresentador de programa de auditório. Comandará na TV Brasil, a rede pública federal, uma atração que visa incentivar a leitura por jovens e crianças, que comporão a platéia.

PASQUIM 2
No programa, ainda sem nome e previsão de estréia, Ziraldo contará histórias e fará entrevistas. A TV Brasil também retomará, em 2009, a produção das (boas) séries infanto-juvenis "Um Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", de Ziraldo.

PERGUNTA INDISCRETA

FOLHA - Andam dizendo que você detestou a escalação de uma ex-big brother para protagonista de "Negócio da China", sua próxima novela na Globo. Foi duro engolir a Grazi Massafera? MIGUEL FALABELLA - Não houve pressão para escalá-la. Ela não foi a minha primeira opção, mas preferi aguardar o teste. Mandei uma cena difícil, e ela deu conta do recado. O que lhe falta em técnica, sobra em sinceridade e carisma. E funciona muito bem com o Fábio [Assunção].


Texto Anterior: José Simão: Ereções 2008! A Turma da Tarja Preta!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.