São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Apesar da crise, TV Globo cresce em 2002

Divulgação/SBT
LANÇAMENTO Ex-apresentadora do "Band Kids", Renata Sayuri estréia no SBT na novela "A Pequena Travessa", a partir do dia 4; ela interpreta Beth, que veste roupas tradicionais japonesas


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo deve registrar em 2002 os melhores resultados de audiência e de faturamento dos últimos seis anos. De janeiro a setembro deste ano, a média nacional de audiência da rede subiu 9,5%. No mesmo período, a receita com publicidade cresceu 11%.
Os números contrastam com a situação do grupo Globo. Na última segunda, a holding Globopar anunciou o reescalonamento de sua dívida. A TV Globo é avalista da maior parte da dívida da Globopar e também passa por processo de redução de despesas.
"Apesar de um ano difícil para o mercado publicitário, fechamos o primeiro semestre com 13% de crescimento nominal e projetamos 11% para o período de janeiro a setembro", diz Octávio Florisbal, diretor-geral interino.
Nos números do Ibope, a Globo alcançou de janeiro a setembro média nacional diária (das 7h às 24h) de 23 pontos, dois a mais que no mesmo período de 2001. Sua participação no total de televisores ligados aumentou de 51% para 54%. A Globo ganhou um ponto com o aumento do número de TVs ligadas (de 41% para 42%) e tirou outro da Record (que caiu de 4 para 3). O SBT, assim como as demais redes, manteve o mesmo resultado de 2001: 9 pontos.
Na Grande São Paulo, a média diária da Globo cresceu de 19 para 21 pontos. O SBT caiu de 11 para 10 e a Record, de 5 para 4. O resultado da Globo se deve a "O Clone", Copa e "reality shows".

OUTRO CANAL

Chuvisco 1 Afetada pela crise da holding Globopar, que declarou reescalonamento de sua dívida, a Globosat discute internamente alternativas para reduzir custos que podem fazer diferença para o telespectador, como a extinção de programas pagos em dólar. E ganhou força a tese do fechamento do Canal Brasil, deficitário.
Chuvisco 2 Até as 13h de ontem, nenhuma decisão drástica havia sido anunciada pela Globosat. De concreto, apenas um "esforço de racionalização", como a programadora batizou um pacote de medidas que inclui até o cancelamento da festa de fim de ano e de campeonato esportivo interno.
Papel Apesar da crise, a operadora Net anunciou que iria honrar ontem o pagamento de uma dívida de US$ 7,7 milhões.
CEP Xuxa Meneghel e Marlene Mattos definitivamente não se bicam mais. A última da apresentadora foi mudar o local de trabalho da equipe do "Xuxa no Mundo da Imaginação", que ficava no mesmo módulo do Projac, o Pêssego, em que despacha Marlene Mattos. O novo endereço de Xuxa é o módulo Azulão.
Sobe No Ibope, Xuxa vai muito bem. Seu novo programa deu médias superiores a 15 pontos nos três primeiros dias e alavancou a audiência da programação infantil da Globo.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lulalelé lança a Ditadura do Engorda!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.