São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

DirecTV critica governo e ameaça fechar no Brasil

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Terceira maior operadora de TV paga do Brasil, com 450 mil assinantes, a DirecTV ameaça encerrar seus serviços no país caso o processo de sua fusão com a Sky (857 mil assinantes) não seja analisado até o final de 2006.
Sua matriz, a DirecTV Latin America, está distribuindo material em que critica o governo pela demora na análise da fusão das operadoras, ambas controladas pelo magnata Rupert Murdoch.
O processo de fusão tramita na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) há um ano. Ainda terá de ser julgado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). No Brasil, a DirecTV irá desaparecer e seus assinantes migrarão para a Sky, que passaria, hoje, a ter 32% do mercado. A fusão reduzirá custos (em vez de dois satélites, só terá um).
"A demora deste processo tem impacto negativo no consumidor e compromete o recebimento de investimentos já programados para o país. DirecTV e Sky estão conduzindo suas operações separadamente, o que compromete o desempenho das empresas. Nos demais países -México, Colômbia e Chile-, a fusão foi analisada em menos de oito meses", diz Michael Hartman, vice-presidente da DirecTV, em carta que apresenta material sobre a fusão.
O material prega que é inviável manter as duas operadoras, que acumulam R$ 3,6 bilhões de prejuízos e US$ 1,6 bilhão de "investimentos não recuperados".
Bruce Churchill, presidente da DirecTV Latin America, afirma que a demora dá prejuízo de "dezenas de milhões de dólares". Mas o maior dano, diz, é a "perda de oportunidades de investir numa plataforma maior e crescer". Ele esperava que a Anatel concluísse sua análise em setembro.
"Com a demora da Anatel, achamos que a decisão do Cade só sairá em 2007. Mas a gente não pode esperar até lá. Teremos que tomar outra decisão antes", afirma. "As alternativas são vender ou fechar a DirecTV no Brasil."
A Anatel, por meio de assessoria, não comentou as declarações. Informou apenas que o processo está no gabinete do conselheiro José Leite, que produzirá relatório a ser encaminhado ao conselho diretor da agência.

OUTRO CANAL

Telão
A Globo definiu na semana passada os filmes que exibirá no final do ano. Os destaques são "Minority Report", "A Identidade Bourne", "Stuart Little 2" e "Uma Mente Brilhante".

Exportação
Exibida em 2004 na faixa das 19h, "Da Cor do Pecado" é hoje a novela mais vendida pela Globo no exterior. A produção já foi exportada para 30 países e está entre as mais vistas em Peru, Venezuela e Romênia, segundo a Globo.

Quartel
A Globo está usando o hotel Sonesta, na avenida Ibirapuera, como base para as gravações da novela "Belíssima" em São Paulo. Seu elenco se hospeda lá.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.