São Paulo, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia inspirou música e autoconfiança

Reuters - 6.mai.98
O ex-Beatle George Harrison


MARCELO OROZCO
do "Notícias Populares"


George Harrison parecia ser um coadjuvante de John Lennon e Paul McCartney, mas teve um papel determinante nos Beatles.
Nascido em 1943, Harrison era o caçula dos Beatles (John e Ringo Starr nasceram em 40, Paul em 42). Em 58 ele entrou para o conjunto Quarrymen, de John e Paul, porque tocava guitarra melhor que eles.
Com o estouro mundial dos Beatles em 63/64, Harrison era o mais discreto. Emplacava raras composições e suas maiores contribuições eram solos de guitarra e harmonias vocais.
Em 65, encantou-se pela música indiana e aprendeu a tocar cítara, que usou pela primeira vez no álbum "Rubber Soul".
Harrison passou a buscar consciência cósmica com meditação -e, por algum tempo, com o ácido lisérgico (LSD). Um retiro na Índia, em 68, foi um fracasso: os outros beatles desistiram em poucas semanas, mas Harrison seguiu praticando a religião hindu.
Mais autoconfiante, passou a brigar por espaço para suas composições. Isso foi uma das causas do fim da banda em 70, junto com problemas de dinheiro e o casamento de Lennon e Yoko Ono.
Sua balada "Something" (69) tornou-se um dos maiores scessos dos Beatles. Em 70, lançou o álbum triplo solo "All Things Must Pass" e teve outro sucesso com "My Sweet Lord". No ano seguinte, organizou "The Concert for Bangladesh" para arrecadar fundos para refugiados do país asiático, que virou filme e disco e teve a participação de Bob Dylan.
Após uma turnê estressante em 74 e sua separação da primeira mulher, Patti Boyd, Harrison perdeu a empolgação pela música.
Voltou a ter destaque em 81, com "All Those Years Ago" -menos pela música que pelo fato de ter Paul McCartney e Ringo Starr tocando com ele em tributo a Lennon, assassinado em 80.
Em 88, Harrison formou o Traveling Wilburys com os amigos Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne. Fizeram dois álbuns por diversão.
A "volta" dos Beatles esboçada em 81 deu-se em 96, com os discos e o documentário para TV "Anthology". O trio gravou arranjos novos sobre músicas inéditas de Lennon ("Free as a Bird" e "Real Love").


Texto Anterior: Violência em Londres: Beatle George Harrison é esfaqueado
Próximo Texto: Arame farpado protegia casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.